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Como a gestão de pacotes de revisões pode ajudar a sua concessionária

Publicada em: 31/01/2022

A venda antecipada de revisões oferece benefícios diversos à concessionária, como maior produtividade, mais eficiência e rentabilidade e melhor fluxo de caixa devido à antecipação de valores.

Administrar empresas não é uma tarefa fácil, sobretudo se o modelo de negócio for complexo e envolver muitas pessoas e processos, como é o caso de lojas de veículos. 

A gestão de concessionárias, afinal, vai muito além de apenas revender veículos e inclui processos relacionados a financiamento, seguradoras e trâmites legais. 

Por esse motivo, é quase irreal a gestão de um ambiente tão complexo à base de cadernos de anotações e/ou planilhas. O ideal é adotar um Dealership Management System (DMS), isto é, um sistema de gestão específico para concessionárias. 

Esse tipo de sistema é composto por diversos módulos, geralmente, que garantem à empresa uma gestão integrada de todos os seus departamentos, inclusive do pós-venda, o que envolve processos relacionados à garantia de veículos, recalls e revisões. 

Os recursos de sistemas de gestão de concessionária também podem ser usados durante a venda e a oferta de pacotes de serviços e produtos adicionais. 

Nos próximos tópicos deste artigo, comentamos sobre a possibilidade de criar pacotes de revisões e vendê-los junto ao veículo, como um DMS pode ajudar e os benefícios que oferece a concessionárias e clientes. Acompanhe a leitura!

O que são e como fazer a gestão de pacotes de revisões?

A revisão é uma avaliação preventiva do estado de desgaste de sistemas e peças de um veículo, processo que promove mais segurança ao garantir a conservação do bem e ao atender a exigência de seguradoras. 

Essa checagem deve ser periódica e pode ser realizada a cada seis meses, conforme orientação do manual do veículo. 

Por isso, concessionárias podem criar pacotes de revisões, ou seja, um conjunto de manutenções preventivas, e vendê-los com os automóveis, como fazem com outros serviços e produtos. 

Assim, além de favorecer o fluxo de caixa e o capital de giro com a antecipação de valores, garante maior facilidade de pagamento e mais segurança aos seus clientes. 

A gestão desses pacotes envolve a criação dos conjuntos de revisões e a precificação, a oferta durante o processo de venda e outras atividades no pós-venda, como notificações, agendamentos dos serviços e relatórios da oficina. 

Assim como outras demandas da gestão de concessionárias, é mais complexo administrar os pacotes de revisões com materiais simples como cadernos de anotações e planilhas e um sistema gerencial especializado pode ajudar. 

Nesse sentido, um módulo do MicroWork Cloud permite cadastrar pacotes de revisões com serviços e peças predefinidos e gerenciar todo o processo, desde a criação do conjunto até a baixa dos serviços na oficina.

 Assim, usuários do Sistema de Gestão de Concessionárias da MicroWork podem oferecer o pacote de revisões ao comercializar veículos, parcelar o valor junto ao total da compra e gerenciar todos os processos relacionados para que o cliente tenha seu veículo conservado e seguro.

Quais são os benefícios de ter esse sistema na concessionária?

A primeira grande vantagem de gerenciar um pacote de revisões, sobretudo com o módulo do MicroWork Cloud, é o ganho de facilidade, produtividade e eficiência na gestão. 

Afinal, o sistema identifica a venda do conjunto de revisões e o pagamento associado e gerencia todo o processo automaticamente. 

Isto é, quando o cliente vai à oficina realizar uma revisão, o sistema identifica, automaticamente, o pagamento prévio e registra a realização do serviço. 

O ganho em produtividade e eficiência, naturalmente, favorece a lucratividade da empresa, mas existe outro motivo pelo qual tanto a maior margem de lucro quanto a rentabilidade podem crescer com o uso desse sistema. 

Ao oferecer os serviços de sua oficina autorizada na ocasião da compra do veículo, a sua equipe antecipa a venda de manutenções preventivas e evita a evasão para concorrentes. 

Assim, favorece a rentabilidade — e também a lucratividade porque cada venda pode gerar um retorno financeiro maior devido ao crescimento no ticket médio sem custos adicionais. 

Os benefícios relacionados ao fluxo de caixa e capital de giro também são nítidos. Ao vender os serviços na oficina antecipadamente, a concessionária garante mais dinheiro livre e pode investir e financiar suas atividades. 

Para clientes também refletem em ganhos para a concessionária. Ao facilitar o pagamento de revisões e promover segurança, praticidade e até economia, a fidelização e indicações podem aumentar e, assim, beneficiar as finanças e o sucesso da empresa. 

É importante notar que o Sistema de Gestão de Concessionárias tem outros recursos, como a possibilidade de criar alertas para serviços recorrentes e de enviar mensagens por SMS e e-mail automaticamente, recursos que favorecem a produtividade e eficiência da empresa. 

A criação de pacotes de revisões e o uso de um Sistema de Gestão de Concessionárias facilita a administração desses produtos, portanto, favorece lojas e clientes com diversos benefícios, tanto em praticidade, quanto nas finanças. 

Se você quiser saber mais sobre a nossa plataforma de gestão e solicitar um orçamento, acesse a página do MicroWork Cloud aqui no site.