Publicada em: 31/01/2022
A venda antecipada de revisões oferece benefícios diversos à concessionária, como maior produtividade, mais eficiência e rentabilidade e melhor fluxo de caixa devido à antecipação de valores.
Administrar empresas não é uma tarefa fácil, sobretudo se o modelo de negócio for complexo e envolver muitas pessoas e processos, como é o caso de lojas de veículos.
A gestão de concessionárias, afinal, vai muito além de apenas revender veículos e inclui processos relacionados a financiamento, seguradoras e trâmites legais.
Por esse motivo, é quase irreal a gestão de um ambiente tão complexo à base de cadernos de anotações e/ou planilhas. O ideal é adotar um Dealership Management System (DMS), isto é, um sistema de gestão específico para concessionárias.
Esse tipo de sistema é composto por diversos módulos, geralmente, que garantem à empresa uma gestão integrada de todos os seus departamentos, inclusive do pós-venda, o que envolve processos relacionados à garantia de veículos, recalls e revisões.
Os recursos de sistemas de gestão de concessionária também podem ser usados durante a venda e a oferta de pacotes de serviços e produtos adicionais.
Nos próximos tópicos deste artigo, comentamos sobre a possibilidade de criar pacotes de revisões e vendê-los junto ao veículo, como um DMS pode ajudar e os benefícios que oferece a concessionárias e clientes. Acompanhe a leitura!
O que são e como fazer a gestão de pacotes de revisões?
A revisão é uma avaliação preventiva do estado de desgaste de sistemas e peças de um veículo, processo que promove mais segurança ao garantir a conservação do bem e ao atender a exigência de seguradoras.
Essa checagem deve ser periódica e pode ser realizada a cada seis meses, conforme orientação do manual do veículo.
Por isso, concessionárias podem criar pacotes de revisões, ou seja, um conjunto de manutenções preventivas, e vendê-los com os automóveis, como fazem com outros serviços e produtos.
Assim, além de favorecer o fluxo de caixa e o capital de giro com a antecipação de valores, garante maior facilidade de pagamento e mais segurança aos seus clientes.
A gestão desses pacotes envolve a criação dos conjuntos de revisões e a precificação, a oferta durante o processo de venda e outras atividades no pós-venda, como notificações, agendamentos dos serviços e relatórios da oficina.
Assim como outras demandas da gestão de concessionárias, é mais complexo administrar os pacotes de revisões com materiais simples como cadernos de anotações e planilhas e um sistema gerencial especializado pode ajudar.
Nesse sentido, um módulo do MicroWork Cloud permite cadastrar pacotes de revisões com serviços e peças predefinidos e gerenciar todo o processo, desde a criação do conjunto até a baixa dos serviços na oficina.
Assim, usuários do Sistema de Gestão de Concessionárias da MicroWork podem oferecer o pacote de revisões ao comercializar veículos, parcelar o valor junto ao total da compra e gerenciar todos os processos relacionados para que o cliente tenha seu veículo conservado e seguro.
Quais são os benefícios de ter esse sistema na concessionária?
A primeira grande vantagem de gerenciar um pacote de revisões, sobretudo com o módulo do MicroWork Cloud, é o ganho de facilidade, produtividade e eficiência na gestão.
Afinal, o sistema identifica a venda do conjunto de revisões e o pagamento associado e gerencia todo o processo automaticamente.
Isto é, quando o cliente vai à oficina realizar uma revisão, o sistema identifica, automaticamente, o pagamento prévio e registra a realização do serviço.
O ganho em produtividade e eficiência, naturalmente, favorece a lucratividade da empresa, mas existe outro motivo pelo qual tanto a maior margem de lucro quanto a rentabilidade podem crescer com o uso desse sistema.
Ao oferecer os serviços de sua oficina autorizada na ocasião da compra do veículo, a sua equipe antecipa a venda de manutenções preventivas e evita a evasão para concorrentes.
Assim, favorece a rentabilidade — e também a lucratividade porque cada venda pode gerar um retorno financeiro maior devido ao crescimento no ticket médio sem custos adicionais.
Os benefícios relacionados ao fluxo de caixa e capital de giro também são nítidos. Ao vender os serviços na oficina antecipadamente, a concessionária garante mais dinheiro livre e pode investir e financiar suas atividades.
Para clientes também refletem em ganhos para a concessionária. Ao facilitar o pagamento de revisões e promover segurança, praticidade e até economia, a fidelização e indicações podem aumentar e, assim, beneficiar as finanças e o sucesso da empresa.
É importante notar que o Sistema de Gestão de Concessionárias tem outros recursos, como a possibilidade de criar alertas para serviços recorrentes e de enviar mensagens por SMS e e-mail automaticamente, recursos que favorecem a produtividade e eficiência da empresa.
A criação de pacotes de revisões e o uso de um Sistema de Gestão de Concessionárias facilita a administração desses produtos, portanto, favorece lojas e clientes com diversos benefícios, tanto em praticidade, quanto nas finanças.
Se você quiser saber mais sobre a nossa plataforma de gestão e solicitar um orçamento, acesse a página do MicroWork Cloud aqui no site.