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Como construir uma base de leads para sua concessionária

Publicada em: 05/07/2021

Crie uma jornada para seu consumidor: elabore estratégias para que o seu cliente siga uma jornada até que você possa convertê-lo.

A geração de leads para concessionárias pode criar muitas oportunidades comerciais. Essa prática está bem alinhada com os hábitos do consumidor moderno, que se informa, compara preços e até efetua compras pela internet. 

Empresas do ramo podem gerar leads até em quiosques, showrooms e lojas. No entanto, estar online também é importante e ajuda a atrair clientes em potencial para suas lojas. 

Dados pessoais, como nome, e-mail e telefone de pessoas interessadas em veículos ajudam campanhas de marketing e o time de vendas, portanto, podem ser considerados ativos da empresa, mas é preciso respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Neste artigo, você poderá ler dicas sobre como construir uma base de leads para concessionárias, em conformidade com a lei, e saber de que maneira esse processo pode ser eficiente com a utilização de um software. Acompanhe a leitura.

Para gerenciar leads de forma eficiente, conte com um CRM

Um Customer Relationship Management (CRM), ou Sistema de Relacionamento com Clientes, é um software que ajuda empresas a gerenciarem leads e contas. 

Organiza e centraliza, portanto, diversos dados pessoais, documentos e registros que, por diferentes motivos, podem se perder. 

A gestão de leads em concessionárias que utilizam um CRM tende a ser mais eficiente e ajuda vendedores a atenderem clientes em todas as etapas do fluxo de vendas

Uma importante característica de CRMs é a funcionalidade de segmentar contatos de acordo com perfis. 

O seu time de marketing pode, então, criar listas de clientes em potencial que têm interesse em um modelo de veículo e, com base nisso, enviar promoções e veicular anúncios bem específicos, além de facilitar muito o trabalho dos vendedores. 

O MicroWork Cloud CRM é um módulo de relacionamento com clientes integrado a um software de gestão de concessionárias e que proporciona maior controle sobre as vendas e pós-vendas de veículos, serviços e peças de reposição. 

A solução permite gerenciar leads de concessionárias em todas as etapas do processo de compra, desde a coleta de dados em um site até o fluxo de revisões de oficina. 

Além disso, o MicroWork Cloud CRM também pode ser integrado ao WhatsApp Business API, o que facilita a gestão de leads e o atendimento de todas as lojas da concessionária.

Utilize a internet para captar novos leads

A internet pode ajudar a gerar leads para concessionárias. Se a empresa tem um site ou blog e atrai internautas interessados em seus produtos e serviços, inserir um formulário de inscrição permite a coleta de dados para envio de conteúdos e atendimento comercial. 

E o  MicroWork Cloud é a solução perfeita para aumentar a quantidade de leads qualificados. A ferramenta possui uma API integrada com o Facebook e Instagram. A partir dela, toda a captação dos leads é gerada automaticamente. Isso facilita a inserção destas novas oportunidades dentro do sistema. 

É importante, também, que a concessionária tenha um site profissional para incluir esse formulário, que pode oferecer a inscrição para uma newsletter, um orçamento ou mesmo a oferta de um livro digital, por exemplo. Inclusive, o MicroWork Website também se encaixa neste cenário. Ele faz a captação do lead e integra com o MicroWork Cloud em CRM. Além disso, torna-se uma oportunidade e tanto para a exposição eficiente da sua concessionária. 

No entanto, mesmo sem ter um site institucional ou um blog, é possível coletar dados e gerar leads para a concessionária por meio de páginas únicas, que podem ser criadas em softwares de e-mail marketing ou em outras soluções. 

Os links para essas páginas únicas, as landing pages, podem ser compartilhados nos perfis da empresa em redes sociais. 

As redes sociais, aliás, são importantes canais que também podem ajudar a gerar leads para a concessionária. No entanto, é interessante produzir conteúdos sobre veículos e assuntos relacionados. 

É necessário, ainda, conhecer bem o público-alvo para escolher as redes sociais, mas em geral, o Instagram, o Facebook e o YouTube podem ser boas opções porque aproximam empresas de comércio de um público geral. 

Se você quiser obter resultados mais rapidamente, campanhas de geração de leads em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads também são boas opções porque promovem o formulário a milhares de pessoas em menos tempo.

Por último, fique atento à LGPD

O foco da LGPD está na privacidade e na segurança de dados pessoais, como nome, e-mail, endereço e informações de pagamento. 

Em uma concessionária, para apresentar orçamentos, atender clientes, processar pagamentos e enviar lembretes de manutenção, entre outras atividades, a coleta de dados e de documentos, online ou presencialmente, se faz necessária. 

Por esse motivo, é importante conhecer e respeitar a LGPD. Além de garantir ao mercado consumidor privacidade e segurança e, assim, prezar pela imagem da empresa, você evita sanções e multas que podem chegar a R$50 milhões. 

Para se adaptar à LGPD, é importante rever processos, sistemas, fornecedores, contratos e, em resumo, todas as atividades pessoais e empresas relacionadas a dados pessoais de leads, clientes e colaboradores. 

A lei concede ao cidadão o direito de entrar em contato com a empresa e solicitar a atualização dos dados. Para isso, é necessário entrar em contato com o DPO e solicitar as alterações. O Data Protecion Officer é quem, dentro da sua instituição, será o encarregado de cuidar das questões que são referentes à proteção de dados da sua concessionária e dos clientes. 

Você pode ler mais sobre a lei no artigo ‘LGPD para Concessionárias: como adaptar-se a esse requisito importante’. 

A geração de leads para concessionárias ajuda a vender veículos, serviços e peças e, na hipótese da utilização de um sistema de relacionamento com clientes, melhora as ações de marketing, o atendimento comercial e facilita a gestão de dados e o respeito à LGPD. 

Se você se interessou em saber como um CRM pode ajudar concessionárias a usar dados em estratégias de marketing e vendas, agende uma demonstração gratuita do MicroWork.