Publicada em: 04/11/2021
A expressão e-commerce é uma maneira mais comum de fazer referência ao comércio eletrônico, ou seja, à venda de produtos ou serviços pela internet, que permite ao consumidor, e até mesmo a concessionária, efetuarem suas compras de qualquer lugar por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.
Se você gerencia ou trabalha em uma concessionária desde antes da popularização da internet, sobretudo dos smartphones, pode ter percebido uma diferença na atitude dos consumidores que buscam ativamente por veículos.
Se antes as pessoas iam até uma loja para conhecer os modelos disponíveis e conversar com os vendedores, hoje, muitos consumidores pesquisam, antecipadamente, preços, condições de pagamento e outras informações sobre veículos, o que beneficia o e-commerce automotivo.
É claro que muitas pessoas ainda se aconselham com vendedores, mesmo que por WhatsApp ou outros meios digitais, e visitam concessionárias para conhecer alguns veículos.
É assim que muitas compras se iniciam. No entanto, com a popularização e a praticidade da internet, muitos consumidores podem preferir finalizar a compra também online e, para isso, naturalmente, as lojas de veículos precisam ter mais do que um catálogo virtual.
Leia este artigo até o fim e entenda o conceito de e-commerce automotivo, alguns benefícios associados, como você pode adaptar a sua concessionária e aproveitar essa demanda de mercado e uma novidade do MicroWork Cloud que pode ajudar.
O que é e-commerce automotivo?
A expressão e-commerce é uma maneira mais comum de fazer referência ao comércio eletrônico, ou seja, à venda de produtos ou serviços pela internet, que permite ao consumidor, e até mesmo a empresas, efetuarem suas compras de qualquer lugar por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.
Um e-commerce automotivo, no entanto, nada mais é do que uma loja virtual especializada, que vende produtos ou serviços específicos do setor, embora, devido à sua complexidade e ao valor agregado da compra, geralmente inclua algumas funcionalidades incomuns.
Por meio de uma loja virtual, concessionárias e outras empresas do ramo automotivo podem vender, portanto, veículos novos e usados, peças, acessórios e itens de boutique.
O e-commerce automotivo deve garantir ao consumidor, assim como lojas virtuais de outros nichos, atendimento.
Além do WhatsApp, pode ser utilizado também o e-mail da empresa e um chat online, por meio dos quais o possível cliente pode, por exemplo, solicitar uma avaliação de seu seminovo.
Nesse caso, a avaliação poderia ser realizada com base em fotos e informações, como a quilometragem do veículo e placa, e se necessário, confirmada presencialmente pela empresa.
A possibilidade de personalização do veículo com cores e acessórios também pode ser interessante, assim como a contratação de financiamento online, além de outros meios de pagamento, como opções de cartão de crédito, PIX e boleto.
Quais as vantagens de criar um e-commerce de veículos?
O crescimento do comércio eletrônico deve ser suficiente para motivar gestores e empresários a venderem pela internet. Afinal, mesmo em períodos difíceis para o varejo e a economia de um modo geral, inclusive na pandemia, o faturamento do e-commerce aumentou em comparação ao ano anterior.
Além disso, a própria mudança nos hábitos do consumidor indica a importância de ter uma presença digital e de vender pela internet.
Se um potencial cliente pesquisa por informações em plataformas como o Google e nas redes sociais antes de visitar uma loja, é importante que a concessionária apresente essas informações em seus canais digitais, o que pode dar início a um fluxo de vendas.
É importante considerar também que as gerações mais novas ganham cada vez mais poder de compra e, assim, maior importância para a economia. Os jovens de hoje podem, no futuro, preferir o e-commerce automotivo.
Se esse é o cenário, por que não considerar vender veículos, peças, acessórios e até serviços pela internet? Ao acompanhar essa tendência, concessionárias podem atrair novos clientes para suas lojas ou até mesmo vender online, a qualquer dia e horário da semana, inclusive aos feriados.
Como adequar-se a esse movimento?
Se uma concessionária quiser vender seus produtos e serviços na internet, naturalmente, o primeiro investimento deve ser na criação de uma loja virtual. Felizmente, existem plataformas que facilitam esse desenvolvimento com layouts personalizáveis e custo baixo.
Pode ser muito interessante, ainda, ingressar em marketplaces. Os marketplaces são grandes lojas virtuais que funcionam como shopping centers digitais, nos quais empresas podem incluir seu catálogo e vender produtos.
Um grande benefício associado é que esses marketplaces são conhecidos e reconhecidos no mercado e, assim, ganham a confiança do cliente com mais facilidade, o que é muito importante na internet.
Assim, além de criar a sua própria loja virtual, a concessionária pode incluir o seu catálogo de veículos em sites como o Mercado Livre e suas peças e acessórios em diversos outros sites de comércio eletrônico.
Nesse sentido, se o objetivo é vender em diversos sites, considere contratar um hub de integração de marketplaces. O serviço inclui o catálogo em diversos e-commerces e, assim, economiza tempo em inscrições, cadastros de produtos e outras atividades gerenciais.
Aliás, você também deverá precisar de um bom sistema gerencial. A tecnologia facilitará a gestão do estoque, dos leads, das finanças e das vendas de todos os canais, online e offline, da concessionária ao centralizar a administração no software.
Se você ainda não conhece o nosso Dealership Management System (Sistema de Gerenciamento de Concessionária), clique aqui e confira os recursos do MicroWork Cloud.
O marketing digital também pode ser uma novidade para algumas concessionárias. Se você deseja atrair clientes para um e-commerce, precisa investir em ações na internet, como anúncios no Google e publicações em redes sociais.
Tray: a mais nova integração do MicroWork Cloud
O novo módulo do MicroWork Cloud representa uma grande novidade para as concessionárias que desejam atuar no e-commerce automotivo porque os recursos da Tray facilitam a venda online, otimizando as ações que mencionamos anteriormente e, ao mesmo tempo, centraliza a gestão em nosso sistema.
Todas as vendas que você e a sua equipe realizarem, por exemplo, seja no e-commerce próprio, em marketplaces ou em lojas físicas, serão gerenciadas no MicroWork Cloud. Naturalmente, a gestão de estoque e o controle financeiro também são centralizados.
Aliás, a Tray é uma plataforma de loja virtual e um hub de integração com marketplaces, portanto, as concessionárias podem utilizar alguns de seus layouts personalizáveis para criar um e-commerce próprio com métodos de pagamento, frete e até recursos de marketing.
Além disso, na própria plataforma, é possível integrar seu catálogo com outros sites, como Mercado Livre, Imotopeças, Magazine Luiza e Casas Bahia.
Assim, mais do que apenas criar um showroom de veículos ou um catálogo virtual de peças e acessórios, a concessionária pode vender seus produtos online ou, se necessário, atrair novos clientes para o seu escritório para, por exemplo, avaliar um veículo seminovo ou simplesmente para retirar o veículo após a compra.
Agora que você já sabe por que é importante e como atuar no e-commerce automotivo garante que a sua concessionária esteja preparada para inovar. Além de criar uma loja virtual própria, considere incluir o catálogo em marketplaces, investir em marketing digital e gerenciar as vendas com o MicroWork Cloud.
Você ainda não conhece o nosso sistema de gerenciamento para concessionárias? Solicite uma demonstração e entenda melhor como o software pode ajudá-lo a gerenciar um e-commerce.