Aguarde... Carregando.

Gestão de concessionárias: 6 pontos para você levar em consideração

Publicada em: 03/03/2022

Gerir uma concessionária é a mesma coisa que administrar todas as áreas da empresa. O gestor de uma concessionária precisa estar atento a todos os processos e a todos os colaboradores.

Um gerenciamento estratégico e bem planejado faz com que qualquer empresa tenha sucesso. 

Somado a isso, a tecnologia está evoluindo cada dia mais e entrando com mais força no mercado de gerenciamento, sendo assim, facilitando a vida dos gestores com soluções otimizadas e mais produtivas. 

As empresas em geral, que não estão migrando e evoluindo com a tecnologia, estão ficando para trás e podem até chegar à falência. Mas como fazer essa transição para uma concessionária com mais tecnologia? É isso que você vai encontrar neste artigo. 

Boa leitura!

O que é a gestão de concessionárias?

Gerir uma concessionária é a mesma coisa que administrar todas as áreas da empresa. O gestor de uma concessionária precisa estar atento a todos os processos e a todos os colaboradores. 

Sem a ajuda da tecnologia, essa gestão fica mais desafiadora para o profissional, pois está mais suscetível a falhas humanas. 

Esse é um dos motivos pelos quais diversas concessionárias estão se adaptando e incluindo o sistema de gestão de concessionárias no dia a dia. O software responsável deve garantir uma gestão integrada de toda a empresa, centralizando dados e documentos, facilitando a análise gerencial com relatórios e telas dinâmicas e muitas funcionalidades que favorecem procedimentos e o processo de tomada de melhores decisões gerenciais. 

Mas além disso, existem alguns pontos que você, como gestor da concessionária, precisa estar atento. Confira a seguir.

6 pontos para prestar atenção no gerenciamento da sua concessionária

Além do auxílio da tecnologia, o gerenciamento vai muito além e, nesse caso, são as estratégias traçadas para o sucesso da empresa.

Esses 6 pontos são pequenas estratégias que você, como gestor, pode aplicar no dia a dia da empresa em conjunto com o sistema DMS.

Crie processos novos 

O tempo de ficar esperando o cliente vir até a loja para conhecer o modelo do veículo, já passou. Hoje em dia as pessoas buscam pelas informações e fotos dos produtos pela internet, seja pelas redes sociais ou pelo Google. Dito isso, é necessário que a sua empresa se posicione no digital e atraia os clientes para conversas online e finalização na loja. 

Atualize sempre o seu time 

Colaboradores que continuarem com a mesma abordagem nas vendas, possivelmente não terão tanto sucesso, tendo em vista a comunicação atual. Sempre que puder, atualize o seu time, seja o mentor da sua equipe e ensine novas abordagens de encantamento do cliente. 

Organização das vendas 

Aqui o sistema DMS começa a entrar em ação conjunta com o seu time. Organize as ações do time de vendas e coloque tudo no sistema, assim vocês terão maior clareza nesse processo. 

Crie estratégias de marketing 

Não adianta se posicionar no digital sem propósito. O seu potencial cliente está nas redes sociais e para que você consiga se comunicar com ele é necessário fazer um planejamento estratégico de marketing e um funil de vendas online. 

Atenda os seus clientes 

Parece algo óbvio, mas acredite… Muitas empresas recebem mensagens e não respondem o cliente e quando prestam atenção nisso, o cliente já foi embora. Portanto, esteja sempre atento quando o potencial cliente chegar! 

Preste atenção no seu estoque 

Não adianta nada você ter feito tudo certo, atraído clientes, ter feito o atendimento correto e na hora de vender o carro, ele não está mais disponível em estoque. E mais uma vez, o sistema DMS pode e vai ajudar nesse ponto através dos cadastros dos veículos na parte do estoque.

Por que um sistema de gestão de concessionárias é mais eficiente no dia a dia

Agora que você já conseguiu compreender por que a tecnologia está cada vez mais presente nos dias atuais, chegou a hora de entender de uma vez por todas como o software vai ajudar no dia a dia da concessionária. 

Um dos maiores benefícios de ter um DMS na sua concessionária é a melhor organização de dados. Se você utiliza planilhas ou diferentes sistemas nos departamentos da empresa, a diferença é evidente. 

Todos os dados citados nas dicas acima estarão reunidos em um único sistema, e ao optar pelo DMS Cloud, você pode ter o acesso em qualquer hora e lugar. 

A contratação de um sistema para gestão de concessionárias é extremamente importante porque o software: 

  • organiza os dados;
  • centraliza a administração da empresa; e
  • proporciona benefícios incríveis, como a redução de erros e de gastos, favorecimento nas vendas, fidelização de clientes e aumento da produtividade e eficiência da empresa.

Para ajudar nessa missão, conte com a MicroWork, uma empresa especializada em softwares para gestão de concessionárias. Aperte 👉 aqui para entrar em contato e falar com um dos nossos especialistas.