Aguarde... Carregando.

Hospedagem de Sistema: Cloud, Colocation e Local - Entenda as diferenças

Publicada em: 30/11/2021

Conheça detalhes sobre os tipos de hospedagem para sistemas. Entenda os principais benefícios da nuvem para as concessionárias.

Quem trabalha com tecnologia ou tem contato através da sua empresa, mais especificamente com hospedagem de sistemas, sabe que antigamente era comum ter um servidor próprio dentro da empresa. 

O cliente que comprava esse serviço, tinha que arcar com custos de manutenção, custos de energia elétrica, mão de obra qualificada para o uso no dia a dia e manter em um local específico, com refrigeração na temperatura certa para evitar superaquecimento. 

Além de todos esses pontos, ainda corria o risco de ter os seus dados comprometidos em caso de acontecer algum problema relacionado ao clima, como raios, fim da vida útil do equipamento, má manutenção e vulnerabilidade de segurança. 

Com o avanço da tecnologia, surgiram as hospedagens de sistemas em nuvem. De acordo com um estudo realizado pelo SAS Brasil entre fevereiro e março de 2019, 80% das empresas que fizeram parte da pesquisa têm ou terão um projeto baseado em Cloud Computing nos próximos 12 meses. 

A hospedagem de sistema em nuvem traz diversos benefícios como: 

→ Segurança;
→ Praticidade;
→ Custo/benefício menor;
→ Disponibilidade a qualquer momento;
→ Economia de espaço;
→ Manutenção facilitada;
→ Suporte;
→ Backup de dados.

Conheça agora e entenda os três tipos de hospedagem.

Tipos de hospedagem: local, colocation e cloud - entendendo as diferenças

LOCAL

Como citado anteriormente, esse é o método mais tradicional e que ainda é muito utilizado por diversas empresas, que consiste em ter um espaço físico destinado aos servidores em uma sala específica.

Por ter um alto custo para manter esse local, os clientes já estão migrando para a hospedagem em nuvem e garantindo um custo/benefício menor e mais segurança com os dados da empresa.


COLOCATION

É um modelo de data center, onde o cliente opta por contratar um espaço físico maior para colocar o equipamento já existente. Esse local é preparado com a refrigeração correta, segurança das máquinas, conectividade para facilitar o tráfego de dados e o acesso é somente com autorização.

É uma maneira de grandes empresas continuarem com os seus equipamentos e não precisarem arcar com custos de espaço físico. Com o data center, as únicas despesas serão em relação à manutenção das máquinas e sistemas da empresa.

Ao contratar esse espaço, o cliente precisa estar ciente de que as atividades da empresa precisarão passar por uma pausa até toda a migração ser feita.


CLOUD


A hospedagem de sistema em cloud computing está sendo uma opção para diversas empresas, isso porque o cliente pode contratar esse serviço e decidir quando precisa de mais ou menos espaço, o que torna a escalabilidade uma característica muito forte da hospedagem em cloud. 

Através desse tipo de hospedagem, o cliente não precisa se preocupar com a infraestrutura física, nem com a manutenção, já que esta é feita pela equipe especializada contratada e o T.I. da empresa só precisa solicitar o que for necessário, tendo mais tempo para fazer outras coisas. 

Dentro da hospedagem em nuvem, existem três tipos específicos que a empresa pode contratar de acordo com a sua necessidade: 

→ IaaS - Infraestrutura como Serviço: nesse modelo a empresa já tem um software e não quer um espaço físico para a infraestrutura e opta pela virtual. O benefício desse modelo é que a empresa contrata somente o que precisa utilizar.

→ SaaS - Software como Serviço: o cliente contrata um software para a sua empresa e a contratada fornece toda a estrutura. A única preocupação da contratante nesse caso, é ter acesso a internet. 

→ Paas - Plataforma como Serviço: esse modelo fica entre os dois acima citados. A empresa já tem a infraestrutura e também o software, aqui ela contrata a plataforma e pode criar aplicações dentro dela.

Hospedagem em cloud: a melhor opção para um sistema estável e seguro


Depois de entender como cada modelo funciona, a conclusão é de que a hospedagem em nuvem sai muito na frente das outras por motivos de: 

→ Redução de custos: a empresa não precisará de um espaço físico e investimento na manutenção deste local; 

→ Mobilidade e produtividade: qualquer funcionário autorizado poderá usar o software de qualquer lugar; 

→ Segurança: a empresa recebe uma garantia de que os dados estarão seguros e com os backups em dia. 

O MicroWork Cloud é um exemplo de cloud, pois é um software 100% web e na nuvem, destinado ao gerenciamento de uma ou mais concessionárias. Com ele, é possível que a concessionária usufrua de relatórios e visões gerenciais precisas, devido à centralização de processos. 

Através do software do MicroWork, o cliente consegue: 

→ cadastrar e acompanhar leads;
→ gerir mercadorias;
→ fazer a gestão de equipes de vendas;
→ gerenciar a avaliação de veículo;
→ controlar o estoque de peças e sugerir compras;
→ analisar relatórios de fácil interpretação e gráficos desenvolvidos com base nos dados armazenados no próprio sistema;
→ além de facilitar a gestão financeira da concessionária.

São inúmeras as vantagens por um custo/benefício excepcional.

Agora que você já sabe como funciona a hospedagem de sistema em nuvem, seus benefícios e como o MicroWork Cloud atuará na sua empresa, entre em contato para solicitar um orçamento e iniciar 2022 com mais produtividade e mobilidade.