Publicada em: 02/07/2021
A criação de novas legislações para adequação das leis nacionais que garantem mais privacidade e segurança aos dados e, consequentemente, aos seus dir
A criação de novas legislações para garantir mais privacidade e segurança aos dados das pessoas e, consequentemente, aos seus direitos e às suas liberdades individuais é uma tendência global, como comentado no artigo sobre LGPD para concessionárias.
Devido a essas tendências, muitas empresas que coletam e utilizam dados pessoais devem rever processos para se adaptarem, e a atualização na Política de Privacidade do WhatsApp indica isso.
No início de 2021, o aplicativo de mensagem notificou seus usuários a respeito de alterações na sua Política e em seus Termos de Serviço, relacionadas a conversas entre seus usuários e empresas que utilizam a sua versão para negócios, o WhatsApp Business.
Na atualização, informa sobre o compartilhamento de dados pessoais dos usuários do WhatsApp com as empresas do grupo econômico do Facebook, do qual a solução faz parte.
De acordo com a Política de Privacidade do WhatsApp, a solução pode coletar diversos dados pessoais de seus usuários, como:
No entanto, houve ausência de informações claras, o que fez com que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e outros órgãos públicos solicitassem informações adicionais e apresentassem recomendações técnicas relacionadas à LGPD.
Algumas das adequações incluem maior transparência nas informações divulgadas sobre as políticas relacionadas a dados pessoais da empresa e a observância desta no que diz respeito aos direitos dos usuários de acessar seus dados como propõe a LGPD.
A ANPD e demais órgãos conseguiram adiar a data em que a nova Política de Privacidade do WhatsApp entrou em vigor no Brasil e evitou a interrupção dos serviços do aplicativo para os usuários que não aceitaram as novas regras.
No entanto, essas adequações não reservam o WhatsApp de sofrer sanções futuras se a empresa, por algum motivo, infringir a LGPD.
Isso mostra que adequar-se à LGPD é indispensável, em linha com a tendência global de promover privacidade e segurança aos dados das pessoas e, nesse sentido, algumas melhorias e tecnologias podem ajudar.
Acompanhe a leitura e descubra por que as mudanças na Política de Privacidade do WhatsApp são importantes, assim como em outras empresas, e como essa necessidade pode ser facilitada com a utilização de um software que centraliza dados pessoais.
A importância da privacidade dos dados no WhatsApp
A notícia das mudanças no WhatsApp gerou repercussão no Brasil e no exterior e a obrigatoriedade de aceitação às novas regras fez com que muitas pessoas buscassem outras soluções no mercado.
Se você considerar casos de vazamento de dados anteriores, a preocupação é compreensível. Essa reação demonstra a importância de se adaptar à LGPD e ser transparente com o consumidor a respeito da coleta e do uso de dados pessoais.
No caso do WhatsApp, a autenticação de dois fatores e a criptografia de mensagens permanecem, o que impede que outras pessoas e empresas, inclusive o próprio WhatsApp, acessem o conteúdo das conversas.
Além disso, a nova Política de Privacidade do WhatsApp inclui a possibilidade de acesso, edição, exclusão e de solicitar mais informações sobre o tratamento de seus dados, de acordo com a LGPD.
Essas garantias favorecem empresas que utilizam o WhatsApp ostensivamente para fins de atendimento e envio de conteúdos a contatos. Afinal, com medidas de segurança, menos pessoas deixarão de usar a solução.
No entanto, as empresas usuárias do WhatsApp também devem estar em consonância com a LGPD e, muito provavelmente, devem adaptar as suas próprias Políticas de Privacidade.
Afinal, a lei é válida para toda pessoa natural ou jurídica que utiliza dados para oferecer bens ou serviços em território nacional.
Uma concessionária, por exemplo, precisa coletar e manter diversos dados pessoais, como nome, telefone, endereço e dados de pagamento de sua base de contatos.
Naturalmente, a melhor maneira de se adaptar à nova lei é por meio de uma consultoria ou assessoria jurídica. Profissionais da área conseguirão ajudar empresas a mapear processos e sistemas que envolvem a utilização de dados pessoais e a atualizar documentos.
É importante considerar a seriedade do assunto. Além de perder clientes que não se sentem seguros com a utilização de dados pela empresa, como no caso do WhatsApp, a empresa pode ser multada em até R$50 milhões se não respeitar a lei.
ZapCRM: uma maneira eficaz de trocar informações via WhatsApp na sua concessionária
Mesmo com a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, a possibilidade de acesso indevido a dados existe e, por isso, é recomendável adotar medidas extras de segurança, como utilizar senhas, a autenticação de dois fatores e realizar backups.
Com o advento da LGPD, é também importante obter o consentimento dos usuários para a empresa, por iniciativa própria, enviar conteúdos e promoções a sua base de contatos.
Mais importante do que isso, é ser capaz de provar que o usuário concedeu a autorização ativamente, seja por meio de contratos, registros ou formulários.
Essa nova realidade exigirá mudanças em processos e mesmo na cultura de muitas empresas, o que pode exigir treinamentos, criação de cartilhas e até a aquisição de um sistema que centralize todos os dados pessoais.
No cotidiano de uma concessionária, pode ser um hábito enviar conteúdos e promoções a clientes em potencial que fizeram um test-drive ou um test-ride, mas, com a LGPD, deve haver permissão para essa interação.
Além disso, se esse consultor guarda contatos em sua conta de e-mail, no WhatsApp, em uma agenda de papel e em diferentes softwares utilizados pela empresa, a adequação à lei pode ser mais difícil do que poderia.
Por isso, uma boa maneira de promover a observância à LGPD, no que se refere à padronização de processos e à utilização de soluções tecnológicas, é a utilização de um sistema que integre e centralize dados pessoais.
O ZapCRM, aplicativo de mensagem integrado a um sistema de gerenciamento de clientes, é de grande valia.
A solução, integrada ao WhatsApp Business, foi desenvolvida pela MicroWork, empresa que está atenta à privacidade dos dados e aos requisitos pré-estabelecidos pela LGPD.
No aplicativo, é possível centralizar a gestão de contatos em um só número, validado pelo Facebook, o que garante ao vendedor maior flexibilidade e agilidade para atender, com eficiência e eficácia.
A centralização de dados representa um apoio tecnológico natural a colaboradores e empresas que costumam perder dados importantes, como imagens, conversas, áudios, informações bancárias e documentos.
Além disso, ajuda empresas na adequação à LGPD porque centraliza e armazena esses documentos e dados pessoais no sistema gerencial e impede o contato com pessoas que não concederam autorização.
Para quem utiliza uma página na internet com o objetivo de obter contatos de clientes em potencial em estratégias de marketing, o ZapCRM também favorece a adequação à LGPD.
O aplicativo pode ser integrado ao site da empresa e, assim, requisitar o aval do usuário para envio de orçamentos, conteúdos, informes ou outras finalidades em toda a jornada de compra.
As concessionárias podem, ainda, coletar e armazenar dados em seu sistema mediante autorização de contatos, que são convidados a conhecer a Política de Privacidade ao enviar uma mensagem no WhatsApp.
A atualização na Política de Privacidade do WhatsApp, a reação de muitos de seus usuários e a avaliação de órgãos públicos demonstram a importância da preocupação com a coleta, uso e compartilhamento de dados pessoais. A solução é útil, afinal, a muitas empresas que, aliás, também devem avaliar os seus processos, atualizar suas políticas e, se necessário, adotar sistemas, como o ZapCRM, que facilitem a observância à LGPD.
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