Publicada em: 02/05/2022
Criar um vínculo com o cliente é essencial, afinal isso gera confiança entre vocês, ajuda a fidelizá-lo com a concessionária e, de quebra, seu empreendimento é recomendado para outras pessoas.
Antecipação. Um pós-venda do veículo vai muito além de manter a cordialidade com o cliente, deve, também, “prever” o que e quando ele vai precisar da sua concessionária novamente.
Por exemplo, muitas vezes o veículo sofre uma falha mecânica que poderia e seria evitada, porque o proprietário esqueceu o dia da manutenção preventiva. O que não ocorreria caso ele tivesse um pós-venda eficiente.
O relacionamento com o cliente, além de fidelizá-lo, vira recomendação entre os seus colegas e familiares.
Descubra neste artigo como construir um bom relacionamento com o cliente após a venda na sua concessionária.
O que é, de fato, o pós-venda?
O relacionamento com o cliente começa desde a primeira conversa para comprar o veículo, certo?
E ao comprar esse veículo, ele certamente precisará da concessionária novamente, seja para manutenção preventiva, oficina, ou até mesmo para trocar de veículo novamente…
São inúmeras as possibilidades do cliente voltar para ser atendido pelo seu empreendimento.
Criar um vínculo com o cliente faz parte do pós-venda, por exemplo. Ou seja, o acompanhamento do cliente é o pós-venda do produto.
Como fazer um pós-venda eficiente
Já ouviu aquela frase: “Quem não é visto, não é lembrado”?
Uma das melhores estratégias do pós-venda é perguntar ao cliente, em certos períodos de tempo, como está sendo a experiência com o produto, seja por telefone, e-mail ou carta.
Isso faz com que ele sinta que você está dando importância a compra dele, ao produto dele e dá abertura para que ele procure a concessionária a qualquer momento.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas precisam das revisões e manutenções periódicas. Porém, dificilmente os clientes lembram de fazer isso na data correta.
E é aí que você, como concessionária, aproveita a comunicação para lembrá-los e agendar na oficina da própria marca, com produtos de qualidade e originais, aumentando a satisfação e o vínculo com o cliente.
Mas lembre-se: não contate esse cliente apenas nessa situação. Faça isso em conjunto com as pesquisas de satisfação, assim você não dá abertura para o cliente pensar que você o acionou apenas para lucrar com a revisão, mas sim por preocupação e atenção.
Tenha canais de comunicação abertos com os clientes para quaisquer dúvidas que eles tiverem. Esses canais podem ser: telefone, WhatsApp, e-mail e até mesmo pessoalmente.
Se você ainda não é acostumado a mandar e-mails de conteúdo ao seu cliente, saiba que essa é uma ferramenta extremamente utilizada pelas grandes marcas de veículos presentes no mercado.
Mas não é qualquer conteúdo, são assuntos relevantes ao seu dia a dia com o veículo.
Vá além! Sim. Não fique apenas no “Oi, tudo bem? Qual modelo você procura?”
O cliente geralmente vê algo na internet, propaganda na televisão ou outdoor e vai até a concessionária para conferir. Ou seja, essa é a sua chance de entender o cliente e oferecer além do que ele espera.
Afinal, o pós-venda começa desde a primeira impressão.
Se interesse pelo cliente, brinque, converse, escute, cumpra o que prometeu após a venda.
A melhor propaganda é o boca a boca, a famosa recomendação. E o contrário também!
Se você tratar a pessoa com indiferença, não der muita atenção porque “só está dando uma olhadinha”, certamente sua concessionária não será bem vista aos demais.
Solução para o pós-venda eficiente
Se você chegou até aqui, é porque entendeu a importância de construir um bom relacionamento com o cliente.
E apesar de ter uma boa equipe para fazer isso, controlar a quantidade de clientes sem auxílio de uma ferramenta de qualidade, é praticamente impossível.
Por isso, sua concessionária precisa de um software de gestão de concessionárias.
Assim, você consegue controlar todas essas informações diretamente do sistema, que lembrará a sua equipe das datas e de informações importantes em relação ao cliente.
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