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Pós-venda em concessionárias: por que é tão importante para o relacionamento com o cliente?

Publicada em: 03/03/2022

É com o pós-venda que a sua concessionária é capaz de: criar vínculo com o cliente e fidelizá-lo; ganhar recomendações pelo serviço prestado; ser reconhecida como uma empresa séria e comprometida com o cliente.

A maioria das pessoas acredita que o sucesso da empresa vem pelo número de vendas que acontecem no dia a dia. Porém o que muitos se esquecem é de que é no pós-venda que a marca se consolida no mercado. 

Pense comigo: você comprou um veículo e o atendimento foi impecável, você sai da concessionária com o seu carro em perfeitas condições e de repente, alguma falha mecânica ocorre e você precisa levar seu carro para a oficina da concessionária. 

Ao tentar marcar essa revisão e manutenção, você passa horas no telefone, cada atendente passa para outro e ninguém faz um simples agendamento. Obviamente você ficará chateado com a situação e vai começar a sentir que a compra não foi boa. 

É exatamente assim que o seu cliente se comporta quando a sua concessionária não tem um pós-venda eficiente. E para reverter essa situação, preparamos este artigo para que você entenda como funciona o pós-venda, benefícios e como implantar na sua empresa. 

Boa leitura.

Como funciona o pós-venda em concessionárias

Como dito anteriormente, o sucesso da empresa muitas vezes vem pelo pós-venda do produto. 

É com o pós-venda que a sua concessionária é capaz de: 

  • criar vínculo com o cliente e fidelizá-lo; 
  • ganhar recomendações pelo serviço prestado; 
  • ser reconhecida como uma empresa séria e comprometida com o cliente. 

Muitos gestores pensam que essa fase se inicia apenas quando o cliente precisa de algum serviço depois da compra, porém essa percepção é bastante equivocada, pois o cliente precisa de suporte e “atenção” assim que a compra é finalizada. 

O fluxo do pós-venda nas concessionárias funciona com: 

  • Atendimento;
  • Preparação para o atendimento;
  • Recepção do cliente e do veículo;
  • Execução do serviço;
  • Controle de qualidade Entrega do veículo.

Nessa fase é extremamente importante que você pense antes do cliente e sempre faça o agendamento antecipado do que ele precisa. 

Se você não sabe quando as manutenções precisam ocorrer e quais as outras necessidades que o seu cliente irá precisar, é sinal de que você precisa urgentemente de um sistema DMS, mas isso vamos falar mais à frente. 

Entenda agora os benefícios do pós-venda na sua concessionária.

Benefícios do pós-venda na concessionária

Como o objetivo principal desse serviço é aproximar o cliente e fortalecer a marca, um pós-venda feito de maneira eficiente traz esse benefício facilmente. 

E com a construção de uma relação de confiança entre cliente e empresa, a sua concessionária ganha: 

  • credibilidade no mercado; 
  • aumento das vendas e serviços; 
  • retenção de clientes; e 
  • diferenciação no mercado. 

Lembre-se de que a maior queixa do mercado como um todo é a falta de suporte das empresas depois que seus produtos já foram comprados. 

Ser um diferencial no meio de tantas situações não resolvidas, é um passo para a construção do sucesso.

Como realizar um pós-venda eficiente

A palavra que define esse tópico é planejamento, assim como todos os processos da sua concessionária. 

Por isso é muito importante automatizar esse registro de dados na sua empresa através de um sistema para gestão de concessionárias que seja eficiente e extremamente preciso. 

Confira essas dicas para implementar ou melhorar os seus processos: 

  • Aproveite as revisões do veículo para permanecer em contato com esse cliente; 
  • Disponibilize suporte online e responda assim que ele solicitar alguma solução; 
  • Nutra o seu cliente com e-mails de conteúdos relevantes e ofertas da concessionária; 
  • Faça um atendimento excepcional e com muita qualidade; 

Esteja disponível para o seu cliente, não o trate como um problema, mas sim sempre como uma oportunidade. 

Para ajudar em todo esse processo, não deixe de automatizar o dia a dia da concessionária através de uma solução completa e eficiente como é o sistema MicroWork Cloud DMS. 

Através dele, você, como gestor, consegue fazer cadastros inteligentes e movimentações automatizadas para garantir informações exatas e evitar erros humanos. 

Entre em contato com o nosso time para levar essa solução para a sua concessionária.