Aguarde... Carregando.

Renegociação de dívida e carta de cobrança para concessionárias.

Publicada em: 13/01/2022

A rotina do MicroWork Cloud permite cadastrar um modelo de carta de cobrança e de um contrato de renegociação de dívidas. Basta redigir ou colar os textos no sistema para facilitar a emissão dos documentos em processos de cobrança.

A MicroWork possui o maior e mais completo ecossistema de soluções de gestão para concessionárias do mercado, mas, ainda assim, está sempre em busca de oportunidades de melhorias que proporcionem aos seus clientes mais praticidade e eficiência no dia a dia. 

A inovação constante é um dos nossos valores e está na nossa missão entregar soluções completas em sistema de gestão de concessionárias, o que inspira o desenvolvimento de rotinas, como a que apresentamos neste artigo. 

A rotina de renegociação de dívidas e de emissão de carta de cobrança facilita os processos associados e beneficia a gestão e saúde financeira da concessionária. 

Acompanhe a leitura deste artigo e conheça o passo a passo para cadastrar modelos e gerar uma carta de cobrança e ficha de visita, para renegociar contas atrasadas e os benefícios desses recursos do MicroWork Cloud.

O que é a renegociação de dívida e carta de cobrança?

Essa é uma rotina do MicroWork Cloud que ajuda no processo de cobrança e na renegociação de dívidas com clientes devedores da concessionária. O recurso permite ao usuário: 

  • cadastrar um modelo de carta de cobrança: após criar um texto que informe ao cliente sobre a dívida e o convide a um contato com a empresa, o usuário pode cadastrá-lo como modelo no sistema; 
  • cadastrar o contrato de renegociação de dívidas: esse outro modelo deve confirmar a renegociação realizada e pode conter o valor da dívida; 
  • gerar carta de cobrança e ficha de visita: o usuário pode emitir a carta de cobrança automaticamente pelo sistema, de acordo com o modelo cadastrado, e, se desejar, imprimir etiquetas para envio dos documentos por serviço postal; 
  • gerar novas parcelas: ao realizar uma renegociação de dívida, o sistema cancela a parcela original e cria novas parcelas automaticamente, com multa, juros e valor mínimo de entrada. O usuário também pode emitir o recibo e o contrato de renegociação. 

Você quer saber como usar essa rotina e mais informações sobre o sistema gerencial? Então continue a ler este artigo até o fim.

Como funciona a rotina de cobrança e renegociação de dívidas no MicroWork Cloud?

A seguir, apresentamos como você pode realizar as configurações iniciais, cadastrar os modelos e emitir os documentos de cobrança e renegociação de dívidas. Para isso, no entanto, você precisa ter os devidos acessos previamente no sistema.


Configurações iniciais 

Antes de começar a utilizar a rotina de renegociação, você deve acessar o Menu > Configurações > Parâmetros > Financeiro no MicroWork Cloud. 

Na tela que abrir, busque a configuração da sua organização, grupo ou empresa, clique no símbolo da engrenagem e, então, na opção “Alterar”. 

No quadro “Carência / Multa / Juros”, indique o valor da multa e dos juros quando for realizada uma renegociação. Essas opções estão no grupo “Renegociação de Contas a Receber”. 

Você também deve informar o percentual do total da dívida que aceitará como entrada mínima no campo designado. 

No entanto, na ocasião da renegociação, esse valor pode ser reduzido. Se você assim desejar, marque a opção “Permite diminuir entrada mínima para reparcelamento”. 

Você pode adiar o vencimento da primeira parcela, referente à entrada da renegociação. Para isso, informe a quantidade de dias no campo “Quantidade máxima permitida para alterar vencimento da entrada”. 

Depois de realizar essas configurações, clique no botão “Salvar”.


Cadastrar o modelo da carta de cobrança 

Agora, você deve criar um modelo de carta de cobrança para enviar aos clientes devedores. Acesse o Menu > Financeiro > Tabelas > Mais > Carta de Cobrança e, na tela, clique no botão “Inserir”. 

O MicroWork Cloud apresentará uma tela em branco, na qual você pode redigir ou colar o texto da carta de cobrança e o campo “Descrição”, no qual você deve indicar em que consiste o modelo. Depois, clique no botão “Salvar” no topo da tela.


Cadastrar o contrato de renegociação de dívidas

Acesse o Menu > Financeiro > Tabelas > Mais > Contrato de Renegociação de Dívidas. Na tela, selecione a sua organização, grupo ou empresa e clique no botão “Inserir”. 

Escreva uma descrição, como “Contrato de Renegociação”, redija ou cole o modelo e clique em “Salvar”.


Gerar carta de cobrança e ficha de visita 

Agora você já pode iniciar o processo de cobrança a clientes devedores no Menu > Financeiro > Contas a Receber > Carta de Cobrança. Você pode pesquisar os documentos por empresa e utilizar os filtros. 

No topo dos filtros, marque a opção “Carta de cobrança” e “Ficha de visita” para imprimir ambos os documentos. Você também precisará selecionar o modelo da carta de cobrança no campo designado. 

Em seguida, você pode informar um período para consulta dos documentos e clicar no botão de filtro. 

O resultado da busca aparecerá no quadro, no qual você deve marcar os documentos para os quais deseja gerar a carta de cobrança. 

Abaixo do quadro, há a opção “Imprimir Etiqueta”. Você pode marcar essa opção se quiser enviar a carta de cobrança ao cliente por serviço postal. 

Após as seleções, clique no botão “Imprimir”. 

O MicroWork Cloud gerará páginas para impressão que podem conter etiquetas com o nome e o endereço do cliente devedor, a cobrança dos títulos com a carta e a ficha de visita.


Realizar renegociação de contas a receber atrasadas

Caso o cliente retorne à concessionária para realizar uma renegociação de dívida, você deve acessar o Menu > Financeiro > Movimento de Caixa/Banco > Lançamento. 

No quadro “Documentos”, clique no botão “+” e, na tela seguinte, na opção “Outros” e, então, em “tipo de lançamento”, selecione a opção “Baixa de Contas a Receber por Renegociação”. 

Selecione a duplicata que será renegociada e clique no botão “Salvar e Fechar”. 

Em seguida, no quadro “Renegociação”, você pode definir os valores de juros e multa que serão aplicados à parcela, o valor de entrada mínimo, a quantidade de parcelas que serão utilizadas para quitar o total, o vencimento da primeira parcela, o portador e a modalidade de cobrança dos documentos que serão gerados. 

Clique em “Calcular” para gerar as novas parcelas e em “Salvar” para dar baixa na parcela original e criar as novas parcelas no sistema. 

Se optar por emitir um recibo, o MicroWork Cloud gerará um arquivo que informa o documento original e os novos documentos, criados com a renegociação. 

Por fim, para emitir o contrato, acesse o Menu > Financeiro > Movimentação de Caixa/Banco > Movimentação e, na tela, pesquise pelo lançamento que corresponde à renegociação da dívida. 

Então, clique no botão de engrenagem e na opção “Contrato de renegociação”, selecione o termo e clique em “Imprimir”. 

Assista ao vídeo para acompanhar todas essas atividades de geração de cartas de cobrança e renegociação de dívida na prática.

Quais são os benefícios dessa nova funcionalidade?

Processos de cobrança são muito importantes para as finanças da empresa. Cobrar e renegociar dívidas de clientes devedores ajuda a reduzir a inadimplência, portanto, a rotina do MicroWork Cloud favorece a saúde financeira da concessionária.

É claro que processos de cobrança podem ser realizados de outras maneiras. No entanto, o uso da tecnologia para fazer cálculos, alterações de parcelas, emissão de etiquetas e impressão documentos pré-cadastrados promove aumento na produtividade e eficiência da empresa.

Conheça o MicroWork Cloud

A sua concessionária ainda não utiliza o MicroWork Cloud? O nosso sistema de gestão é ideal para empresas do setor e possui diversos outros recursos interessantes. O módulo de gestão de financeira, por exemplo, conta com funcionalidades, como: 

→ Completo controle de títulos (a pagar e a receber); 

→ Fluxo de caixa; 

→ Conciliação via arquivo dos bancos; 

→ Gestão de cobrança automatizada via CRM; 

→ Dashboard financeiro; e 

→ Relatórios personalizáveis. 

A renegociação de dívida e carta de cobrança, portanto, são apenas algumas das diversas possibilidades do sistema, que permite gerenciar todos os departamentos da concessionária em um único software. 

Se você quiser conhecer melhor o sistema, clique aqui e leia mais sobre os módulos e recursos do MicroWork Cloud.