Publicada em: 11/06/2021
Você sabe o que são indicadores financeiros? Eles são, em resumo, os dados sobre a situação financeira da sua empresa. Servem, principalmente, para pr
Você sabe o que é controle financeiro e o por que ele é tão importante, em especial, para o crescimento de um negócio? Bom, controle financeiro é, em sua essência, um conjunto de ações usadas para verificar se as metas colocadas estão seguindo de acordo com o planejamento.
E o que é esse planejamento? É colocar no “papel” e passar para toda a equipe as metas da empresa. É o gestor saber qual é a realidade do seu negócio, como e quanto pode ser gasto, por exemplo, e o quanto se tem em caixa. É sabendo disso que se pode traçar os objetivos reais da empresa.
O gerenciamento financeiro, quando bem feito, promove decisões assertivas, seja pensando em crescimento das concessionárias, investimento, corte de custos, implantação ou extinção de um novo serviço, entre outros objetivos. Tudo isso só pode acontecer de maneira saudável, sem prejudicar o desenvolvimento da empresa, se a saúde financeira estiver bem, ou seja, se os responsáveis souberem precisamente o que está sendo feito.
Com a pandemia, isso se torna ainda mais necessário em virtude, por exemplo, do lockdown frequente que estamos tendo no país. Se não houver um plano B e um controle financeiro bem feito, a empresa pode fechar definitivamente.
Assim como qualquer outra empresa, uma concessionária também precisa de um plano de negócio e um gerenciamento financeiro. Além de ajudar a passar por uma crise inesperada, o controle financeiro contribuirá para o crescimento do negócio.
Para isso é preciso ter controle sobre as finanças: os custos, as despesas e os lucros devem ser sempre anotados (de preferência em um local digital, que não se perca facilmente, e esteja sempre acessível para uma emergência). É preciso documentar tudo para não haver problemas com os órgãos fiscalizadores.
Além disso, o processo de documentar tudo ajuda a minimizar os erros. Afinal, quanto mais erros, mais inconsistentes serão os resultados e, muito provavelmente, menor será o progresso da sua concessionária.
Por ser um local que sempre envolve valores altos, para se fazer uma boa gestão é preciso:
● Sempre fiscalize rigorosamente o fluxo do caixa, afinal de contas, se você quer aprimorar a parte financeira é essencial que saiba sobre a movimentação do caixa - a entrada e saída de capital, que pode ser o valor da venda de um veículo ou dinheiro para comprar material de escritório, por exemplo;
● Acompanhe regularmente os demonstrativos da empresa. Isso trará clareza para quem gerencia a empresa, podendo definir melhor os prazos, detalhamento de relatório, etc;
● Tenha conhecimento do patrimônio da empresa, de maneira que entenda o crescimento e o endividamento do negócio.
Dicas simples que, se colocadas em prática, fazem uma diferença notória na administração da concessionária.
Você sabe o que são indicadores financeiros? Eles são, em resumo, os dados sobre a situação financeira da sua empresa. Servem, principalmente, para proporcionar uma reflexão sobre seu desempenho financeiro - o que está acontecendo, o que pode melhorar, quais gastos cortar, quais investimentos podem ser feitos.
Então, quais indicadores podem estimular ainda mais o crescimento de uma concessionária? Confira:
1) O primeiro é o prazo médio de recebimento. O item diz respeito ao tempo que seu cliente tem para pagar o que deve. Ao analisar os dados desse indicador você pode ver se há inadimplência e qual o valor e, a partir disso, traçar um plano para que esse looping se encerre.
2) O segundo indicador é o ciclo financeiro, que consiste em identificar e calcular o tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas realizadas (além disso, calcular esse valor é importante também para saber se haverá um déficit). Ou seja, quanto menor for o ciclo financeiro, melhor será para as finanças da concessionária. Por isso, sempre busque bons prazos com os fornecedores do seu negócio, para que o fluxo de caixa flua e poupe dores de cabeça.
3) O terceiro indicador selecionado é o de liquidez imediata. O item leva em consideração as disponibilidades para determinar a capacidade dos bancos para o pagamento. É uma forma de identificar a habilidade de pagamentos a curto prazo, sobre o que pode ser ou não convertido em dinheiro.
4) O penúltimo indicador é a liquidez corrente, que vai mostrar a sua capacidade de pagamento a curto prazo. É preciso checar a conta do estoque, pois a quantidade de veículos pode variar de acordo com o seu tempo de pátio médio.
5) E, para finalizar, o último indicador é o capital circulante líquido. E o que seria isso? É o elemento que vai expor a desigualdade entre as expectativas da geração do caixa quando comparada às dívidas e obrigações que devem ser cumpridas no ano seguinte. É o que mostrará se haverá alguma quantidade extra, com folga, ou não, para que o planejamento posterior seja bem sucedido.
A junção desses indicadores proporciona uma maior assertividade na administração da concessionária, pois permite a visualização de um quadro geral. Tendo como base esses dados, o planejamento tem as metas mais concretas e melhor traçadas, de acordo com o objetivo principal (que será visível quando os dados forem interpretados).
Além disso, a probabilidade da correção de erros e mudança de estratégias darem certo é muito mais certeira. Com o andar do processo, os erros diminuem e os acertos são mais intuitivos.
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