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Sistema para Concessionárias: 04 benefícios da contratação

Publicada em: 06/04/2021

Dadas as complexidades envolvidas na compra de um veículo, conheça os principais benefícios de contratação de um sistema para concessionárias.

O ramo das concessionárias tem por objetivo principal a venda e revenda de automóveis. Entretanto, as atividades comerciais nesse setor não se resumem aos processos de venda. 

Dadas as complexidades envolvidas na compra de um veículo, tais como necessidade de manutenção preventiva, compreensão de suas funcionalidades e prontas respostas aos objetivos imediatos do cliente, uma boa concessionária compreende que é preciso manter uma relação de confiança e parcimônia com seu público-alvo.

Em tempos de aumento na competitividade do mercado automobilístico, muito devido ao avanço das tecnologias de informação, comunicação e gestão de empresas, manter a fidelidade dos clientes é um dos maiores desafios de qualquer concessionária.

Pensando nisso, muitos desenvolvedores trabalharam na criação de softwares capazes de focar na gestão de relacionamento entre empresas e seus clientes. 

E assim surgiu o CRM, sigla para Customer Relationship Management. Numa livre tradução, esse programa funciona como uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Nas concessionárias, um bom CRM é capaz de organizar muitas das funções do processo de vendas, como também pode assegurar uma boa pré-venda e um pós-venda que garanta retorno imediato e aumento na produtividade. 

Abaixo, elencamos alguns dos principais benefícios do CRM para sua concessionária, além de apresentarmos a solução MicroWork para sua empresa.


Benefício 01: cadastro de cliente e principais clientes

Quando falamos em CRM para concessionárias, é preciso destacar que estamos abordando uma metodologia de trabalho. Para além de um software, o CRM é um modelo de gestão que atua não apenas no relacionamento entre empresa e cliente, mas também na gestão da própria concessionária.

Contando com esse aspecto de gestão de relacionamento, podemos afirmar que um dos principais benefícios do uso de CRM nas concessionárias é a eficiência no gerenciamento dos leads, ou seja, dos potenciais clientes que possam fechar uma venda.

Na pré-venda, vale a máxima “a primeira impressão é a que fica!”. Pensando nisso, o emprego do CRM visa facilitar a captação de dados de clientes interessados nos produtos da concessionária (graças a um bom trabalho de marketing). 

Nesse cadastro, o software permite que os dados coletados possam ser segmentados em perfis de compra específicos, o que melhora o trabalho da equipe de vendedores e garante fidelidade de clientes.


Benefício 02: Pós-venda assertivo

Um dos grandes erros dos gestores de concessionárias é o esquecimento de seus clientes após o processo de compra. Entendemos quão natural é, tanto da parte do cliente quanto da empresa, haver o sentimento de “dever cumprido” após uma venda bem-sucedida. 

Contudo, no ramo das concessionárias, esse feeling acaba por implicar na perda de valiosas oportunidades.

Algumas dessas oportunidades são: a garantia de retorno do cliente para realização de manutenção preventiva, a indicação da concessionária por parte de clientes fiéis a outros possíveis leads, novas vendas para clientes antigos, etc.

Quando falamos no relacionamento com o cliente após o fechamento de negócios bem-sucedidos, estamos falando em pós-venda. Esse é um setor sensível e pouco explorado pelas concessionárias brasileiras.

Com as informações organizadas pelo CRM, é possível manter os vínculos com clientes satisfeitos com o que foi consumido e o atendimento prestado pela concessionária. 

Algumas das funções disponíveis com a utilização dessa ferramenta tecnológica são: agendamento de manutenções preventivas, envio de lembretes aos clientes, propostas de renovação de seguros, apresentação de novos produtos e prospectos, etc.


Benefício 03: Follow-up de clientes e assertividade no processo de vendas

O processo de vendas numa concessionária conta com diversas etapas, que vão desde a campanha publicitária e atração de um público-alvo até o fechamento da venda e, como vimos anteriormente, atenção ao pós-venda.

O acompanhamento feito pelos vendedores após a conversão de um lead num cliente interessado em realizar uma compra é conhecido como follow-up. Esse acompanhamento de vendas é feito numa interface entre o processo de venda e o pós-venda. 

É necessário pontuar que um bom follow-up leva em consideração a relação de confiança que deve ser construída entre cliente e concessionária. Afinal, qual cliente quer comprar um carro numa empresa que vai esquecer de sua existência após o contrato ser fechado?

Nesse sentido, capacitar o time de colaboradores na área de vendas e pós-venda é essencial para garantir uma assertividade no relacionamento com os clientes. Com a tecnologia CRM, o fluxo de acompanhamentos fica ainda mais fácil!

Um software capaz de integrar o time de vendas/pós-vendas a clientes potenciais acaba por solucionar diversos problemas de comunicação. 

Com o CRM, também é possível o envio de prospectos, atendimento personalizado, estabelecimento de tarefas que possam demonstrar ao cliente a manutenção do interesse pelo fechamento do negócio, além do agendamento de reuniões online (função de grande importância em tempos de isolamento social por conta da pandemia).

Com o advento de tecnologias em nuvem, ficou ainda mais simples responder aos questionamentos de clientes a qualquer momento!

O uso de CRM proporciona essa possibilidade, uma vez que permite não apenas sanar as dúvidas dos seus clientes no menor tempo possível, como também proporcionar ações mais ativas de acordo com a estratégia de vendas adotada pela equipe.

No pós-venda, o follow-up mantém sua potência com o uso dessa metodologia, conforme explicamos anteriormente.


Benefício 04: Alerta para serviços recorrentes.

Negócio fechado, cliente satisfeito. Encerramos aqui as atividades, certo?

Não mesmo!

Abordamos, mais uma vez, dada sua enorme importância, o setor de pós-venda, sobretudo nas concessionárias. Afinal, estamos falando da venda de veículos automotivos que demandam constante manutenção, certo?

Nada é mais frustrante ao consumidor que a compra de um produto sem a compreensão sobre suas funcionalidades e a total falta de retorno por parte da empresa após sua venda. 

O processo de venda é de suma importância para a geração de receita a uma concessionária, mas ela não pode ser a única característica relevante nesse setor!

Com o uso de CRM, os gestores de concessionárias podem treinar seus colaboradores para organização de um fluxo de revisões de oficina. O que isso quer dizer?

Isso significa que a concessionária pode agendar o momento certo de entrar em contato com seus clientes para abordar questões de manutenção preventiva, troca de óleo e outras revisões necessárias, tudo de acordo com a estratégia que sua equipe achar melhor.

A concessionária que age pensando nessas questões acaba por criar valor. E nada melhor que utilizar as ferramentas certas para isso!

Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende uma avaliação. A solução MicroWork Cloud CRM traz todos os benefícios citados e muito mais.

Aproveite e fique de olho em nosso blog, acompanhando tudo sobre o mundo do CRM ideal para sua concessionária.