Aguarde... Carregando.

Software na Nuvem: 6 mitos e verdades que você precisa saber

Publicada em: 03/05/2021

Selecionamos os 6 principais mitos e verdades que circulam a respeito dos softwares na nuvem, especialmente dentre as concessionárias.

Tente lembrar como funcionava a internet 20 anos atrás - lentidão, falta de acesso e altos custos tornavam quase impossível seu uso. 

Migrar sua empresa física para o digital, então? Sem chances, só grandes empresas tinham condições de fazer isso. 

Afinal, não existiam softwares eficazes na nuvem, como atualmente, que minimizam custos com servidores e armazenamento.

Hoje, qualquer pessoa pode se beneficiar com o avanço da tecnologia, iniciar ou migrar seu negócio físico para a internet e implantar softwares na nuvem em suas empresas. 

O mesmo se aplica às concessionárias, que se diferenciam da concorrência ao usar softwares na nuvem para a gestão de finanças, veículos, consórcios e mercadorias. 


O que é um software na nuvem?


Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo, saiba que software na nuvem, nada mais é do que o uso de tecnologia de ponta que utiliza servidores distribuídos e compartilhados no ambiente virtual, que permite armazenar e compartilhar informações por meio da internet, sem precisar de nenhum servidor ou armazenamento físico local.


Essa modalidade além de ser tendência mundial, oferece acesso a estruturas de alta tecnologia, mais agilidade, centralização da informação e menos gastos financeiros, além de conectar todos os colaboradores da empresa.



A utilização de software na nuvem para concessionárias


Utilizar um software na nuvem pode ser uma excelente solução, principalmente para concessionárias. O concessionário não precisa investir em equipe de manutenção, economiza com terceirização técnica, aumenta a sua segurança, economiza energia elétrica e consegue mais tempo para focar nas demandas gerenciais da revenda.


A utilização de um software projetado para execução em nuvem que atenda a gestão das esferas gerenciais de uma concessionária, aliada a uma data center de renome, transforma a ferramenta em uma solução completa com alto poder de processamento e elasticidade de recursos e garante a sua eficiência e produtividade. A gestão de todos os setores da concessionária pode ser feito de qualquer lugar do mundo e em tempo real.


Mas, ainda existe certo preconceito referente às soluções em nuvem, principalmente no ramo automobilístico. 


Pensamentos equivocados fazem com que muitas concessionárias percam tempo e dinheiro por não implantar softwares na nuvem em sua estrutura. 


Para desmistificar esse assunto de uma vez por todas, selecionamos os 6 principais mitos e verdades que circulam a respeito dos softwares na nuvem, especialmente dentre as concessionárias. 


Cloud computing não é seguro 

O primeiro mito é sobre o cloud computing (ou seja, computação em nuvem) não ser seguro. 


Mas, ao contrário do que muitos pensam, o cloud computing é ainda mais seguro do que o modelo de gestão e armazenamento de dados “tradicional” em locais físicos. 


Alguns motivos para isso são:


- Não existe possibilidade de dano a estrutura de hardware como roubo, fenômenos naturais, ações maliciosas entre outras;


- Existe formas e camadas adicionais de segurança que podem ser incorporadas a nuvem e que pode garantir maior segurança dos dados; 


- Por detrás do software desenvolvido existe uma equipe especialista em segurança da informação. Empresas sérias possuem parcerias para treinamento de seus colaboradores com empresas gigantes de tecnologia para garantir maior performance e segurança de seus sistemas;


- Software em nuvem é muito mais confiável em relação a servidores locais que são mais vulneráveis a situações de risco que vão desde ataques virtuais, falta de atualização e até mesmo pirataria;


- Para garantir a integridade dos dados, as empresas que se preocupam com a segurança possuem planos de backup em tempo real e efetuam testes de restauração. Também é possível contar com sincronização dados em regiões distintas.


Assim, é notável a segurança da computação em nuvem, além de sua eficácia.


A nuvem acaba com várias preocupações

Verdade! As preocupações com manutenção ou atualização dos hardwares e sistema, segurança contra invasão, sequestro de dados, roubo e pessoal qualificado fica sob a responsabilidade dos provedores.

Ou seja, você e sua empresa, como clientes, não precisam se preocupar com absolutamente nenhuma dessas características, apenas com a gestão do seu próprio negócio. 


É necessário ter uma grande equipe de TI

Esse é um grande mito. Estamos passando pela era chamada de transformação digital, onde as empresas e pessoas agregam ferramentas baseadas em software em suas tarefas e operações diárias visando otimizar o trabalho repetitivo e operacional, abrindo espaço para o início de um trabalho mais analítico e estratégico. Dado ao fato que os profissionais de T.I possuem habilidade de aprender novas tecnologias acima da média de outros profissionais, ao adotar o uso da nuvem este profissional irá liberar cerca de 50-75% da sua carga de trabalho operacional aumentando sua disponibilidade para atender às demandas do negócio em si.

Os softwares na nuvem, especialmente os destinados à concessionárias, não requerem nenhuma formação prévia em tecnologia da informação. Sua equipe pode ser formada somente por colaboradores conhecedores da operação de uma revenda, uma vez que toda a parte técnica fica sob responsabilidade do fornecedor do sistema em nuvem.


Serve para empresas de qualquer porte

Essa é uma afirmação verdadeira, afinal, por serem personalizáveis, os softwares na nuvem se adequam ao ambiente empresarial e são capazes de facilitar a gestão de qualquer empresa, não importa o tamanho da sua operação ou número de colaboradores.

Ao mesmo tempo, pequenas e médias empresas também podem ter seus processos otimizados com a utilização de um software exclusivo.


Serviços na nuvem custam caro

Esse é um mito gigante! Os serviços na nuvem são, de longe, muito mais acessíveis se comparados aos antigos sistemas de gerenciamento de dados e manutenção de servidores. 

Para podermos avaliar o custo de um sistema em nuvem, devemos levar em consideração vários fatores. Ao optar por um serviço em nuvem, outras despesas embutidas na operação da empresa serão eliminadas, o ganho de agilidade e serviços embutidos na segurança e manutenção dos dados sem dizer a tecnologia de ponta trazem muito mais benefícios que no final acaba gerando uma economia devido ao ganho operacional e corte de outros custos.


Redução de custos

Em contraste com o subtópico anterior, a redução de custos é uma verdade incontestável a respeito dos softwares na nuvem, já que são nulos os gastos com:

- Energia elétrica destinada a servidores dedicados, refrigeração, nobreak;

- Aluguel de servidores ou troca devido a defasagem do equipamento;

- Equipe qualificada ou terceirização de profissionais de infra;

- Perda de tempo com atualizações de sistema fora de horário e pagamento de horas extras para profissionais de TI.


Na prática: entenda o que é Software 100% em nuvem

Para que você entenda na prática como tudo isso funciona, considere o exemplo do software MicroWork Cloud, um software especializado na gestão da sua concessionária. 

Veja a seguir quais são as principais características de um software na nuvem para concessionárias.


Nuvem MicroWork vs. Nuvem dos Concorrentes

Existe uma grande diferença entre o software na nuvem da MicroWork comparado aos concorrentes. Observe as principais delas.


Atualizações automáticas e diárias 

Com o MicroWork Cloud, sua equipe não precisará trabalhar aos finais de semana para atualizar o software com novas informações e registros, afinal, elas são feitas diariamente de modo automático. 


Backup em tempo real dentro dos padrões mundiais de segurança 

Não existem preocupações quanto à segurança das informações armazenadas, já que o software realiza backups em tempo real. 

O mesmo não acontece com as outras soluções no mercado. Nelas, o cliente precisa gastar seu tempo e energia para realizar o backup de dados. 


Acessível de qualquer dispositivo: Computador, tablet e smartphone 

O MicroWork Cloud pode ser acessado de qualquer dispositivo, proporcionando liberdade e conforto a quem o utiliza. Sua tecnologia foi desenvolvida para funcionar por meio de acesso através de navegadores como se fosse uma página na web, por isso não é necessário a utilização de softwares adicionais ou plug-in.

Em contraste com isso, os softwares concorrentes permitem o acesso ao software apenas por dispositivos desktop, ou seja, notebooks e computadores pessoais, em alguns casos necessitam de outras ferramentas que emulam a tela do desktop como por exemplo ferramentas de conexão à distância. Este tipo de ferramenta em muitos casos não funciona muito bem com impressoras e quase sempre precisam de aplicativos complementares.


Alto nível de segurança 

Além de todo o conforto, o MicroWork Cloud apresenta segurança incomparável, diferentemente de todos os outros softwares que apresentam falhas e riscos à integridade dos dados armazenados. 

A grande maioria dos softwares concorrentes sequer apresentam certificações de segurança, o que os tornam instáveis e arriscados. 


Disponível 24h em qualquer dia da semana 

Por ser uma solução que funciona em web, o MicroWork Cloud dá liberdade para o acesso de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso na internet. Por este motivo não existe situação que impeça o acesso ao sistema em qualquer lugar, dia ou horário. Diferentemente dos outros softwares presentes no mercado, que operam apenas em horário comercial, o MicroWork Cloud está disponível 24 horas por dia, todos os dias, sem interrupções. 

Dispensa a contratação paralela de soluções de armazenamento de XML.

Sabemos que por lei devemos armazenar e manter salvos os XML de entrada e saída por um prazo de 5 anos. Muitas empresas contratam soluções paralelas para garantir a salva guarda e segurança destes XML. O MicroWork Cloud por padrão armazena todos os XML de entrada e saída por padrão gerando segurança e investimento em soluções de terceiros.


Conclusão 

Portanto, fica claro que contratar o MicroWork Cloud é a melhor opção para facilitar a gestão da sua concessionária, reduzir custos com o armazenamento e otimizar os processos internos da sua empresa.