Aguarde... Carregando.

Vantagens de aplicar o BPM na sua concessionária

Publicada em: 31/01/2022

Business Process Management (BPM) refere-se a um conjunto de práticas que tem como objetivo melhorar a gestão de uma concessionária. Além de ajudar a sua concessionária a melhor satisfazer as necessidades do cliente, o BPM oferece diversos benefícios por meio da organização e padronização de atividades.

O Business Process Management (BPM) é um conceito que muito pode favorecer organizações ao promover mais nível de organização e orientar melhorias em processos gerenciais. 

Afinal, toda organização tem processos, ainda que estes não sejam bem definidos, e um maior nível de organização só contribui para que se conquiste o sucesso com eficiência. 

Uma concessionária, por exemplo, precisa comprar veículos, simular financiamentos, garantir o atendimento ao cliente, administrar contratos e fazer a gestão do pós-venda. Todas essas atividades são compostas por processos gerenciais. 

Se esses processos forem desorganizados, a concessionária pode ter problemas diversos, como custos altos, reclamações de clientes, falhas de comunicação interna, retrabalhos, burocracia excessiva e dificuldade para inovar. 

A organização e a padronização dos processos gerenciais, por outro lado, podem ajudar a empresa a guiar o trabalho de todos os colaboradores e setores e, assim, obter mais produtividade, menos custos e maior competitividade e eficiência. 

Um maior nível de organização de processos gerenciais, naturalmente, é essencial para qualquer gestão, mas é ainda mais relevante para empresas de médio e grande portes devido à maior complexidade de suas atividades. 

Uma concessionária precisa lidar com diversos setores, pessoas, documentos e com outras empresas e, portanto, costuma ter muito mais processos gerenciais do que, por exemplo, uma loja de pequeno porte. 

Nesse sentido, o BPM é uma solução muito importante para empresas do setor, pois facilita a análise de problemas, o encontro de oportunidades de melhorias e minimiza os desafios associados à organização e padronização de processos gerenciais. 

Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais sobre o conceito de BPM e os benefícios de sua implementação em concessionárias.

O que é BPM?

Business Process Management, ou BPM, é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como Gestão de Processos de Negócio. Basicamente, o conceito representa a possibilidade de melhorar a administração de uma empresa por meio da otimização de seus processos gerenciais. 

Para isso, o BPM defende adotar um conjunto de práticas que tem como objetivo melhorar as atividades de uma empresa e conquistar seus objetivos com eficiência. 

Como o sucesso de uma organização está relacionado à percepção de valor de seus produtos ou serviços no mercado, pode-se dizer que a satisfação de clientes é também um objetivo do BPM. 

Para implementar o conceito na sua empresa, você precisa avaliar a estratégia, as políticas, os sistemas, os métodos, a cultura organizacional e, naturalmente, os diversos processos gerenciais. 

Aliás, o primeiro passo da implementação é o mapeamento de processos. É preciso conhecer todas as etapas necessárias para realizar uma atividade, o que inclui pessoas, sistemas, documentos e fluxos de trabalho. 

Durante o processo de mapeamento, você até pode encontrar erros e oportunidades de melhorias que podem orientar a padronização de alguns processos. 

Após estabelecer um novo padrão para algumas atividades gerenciais, você deve analisar se houve melhorias — um sistema gerencial que gera relatórios automaticamente pode ajudar muito nesse sentido. 

É importante citar que o BPM está associado a uma jornada contínua de avaliações e melhorias. Por isso, sempre que necessário, você pode sugerir novas mudanças com potencial de gerar melhores resultados.

Algumas vantagens do BPM na concessionária e como aplicá-lo

A gestão de uma concessionária é complexa porque a empresa precisa lidar com diversos processos gerenciais que vão além da compra e da venda de veículos. 

Sem processos bem definidos, organizados e padronizados, concessionárias têm uma maior tendência a apresentar desafios de gestão em comparação com empresas menores e de administração mais simples. 

Uma melhor gestão, portanto, é um dos benefícios associados à implementação do BPM em empresas. A padronização, o controle e a melhoria contínua de processos ajudam a entender e a otimizar a eficiência da empresa. 

As melhorias contínuas, aliás, podem ser aplicadas para inovar ao aperfeiçoar processos que já funcionam bem, mas que podem apresentar resultados ainda mais interessantes. 

Assim, a empresa pode evitar ou eliminar desperdícios e ganhar mais agilidade operacional, conectar departamentos, setores, pessoas e sistemas e melhorar seu desempenho geral. Em outras palavras, ganha também maior produtividade. 

A redução de erros e retrabalhos durante a realização de atividades também contribui para o aumento da eficiência e produtividade da empresa e, portanto, esses são outros benefícios da implementação do BPM. 

Relacionado a esse benefício está também a redução de problemas de comunicação. Afinal, os colaboradores entendem melhor o seu papel na organização se os processos gerenciais forem organizados e padronizados e, assim, a comunicação interna e o clima organizacional melhoram naturalmente. 

Ainda sobre eficiência e produtividade, é importante notar que muitas das práticas do BPM estão associadas ao uso de soluções tecnológicas e da automação de processos, o que ajuda a produzir mais com menos porque evita desperdícios e facilita decisões gerenciais com base em dados. 

Naturalmente, a redução de custos é um benefício que acompanha o aumento na eficiência e produtividade. Afinal, a empresa consegue fazer mais com menos recursos e melhora suas atividades. 

O BPM também tende a facilitar o compliance com a legislação porque padroniza os processos de acordo com o que a lei exige — e, nesse sentido, favorece também a adaptação de concessionárias às regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados.

O aumento na lucratividade também pode ser um dos benefícios do BPM. Afinal, se a empresa reduz custos, a margem de lucro deve ser mais interessante. 

Além de tudo isso, como mencionado anteriormente, o BPM ajuda a empresa a cumprir o seu propósito porque melhores processos favorecem produtos e serviços de mais qualidade e, assim, a companhia satisfaz e fideliza clientes, ganha competitividade e pode alcançar seus objetivos comerciais com mais facilidade. 

O Business Process Management (BPM), portanto, é uma excelente solução para concessionárias que desejam melhorar a sua gestão. Ao estudar e otimizar processos gerenciais continuamente, é possível ganhar mais produtividade e eficiência, reduzir custos, evitar erros e retrabalhos, melhorar a comunicação interna e o clima organizacional, atender às exigências da legislação e conquistar diversos objetivos da empresa. 

Se você quiser saber com mais detalhes como implementar a Gestão de Processos de Negócios na sua concessionária e como a tecnologia pode ajudar, conheça o sistema de BPM da MicroWork.