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Backup no MicroWork Cloud

Publicada em: 29/06/2022

Se você acha que fazer backup significa proteger seus dados e recuperá-los facilmente… Saiba que com a MicroWork Softwares, o backup vai muito além da definição do termo. Aqui, nós não fazemos apenas backups. “Como assim?” 🤔 Clique no link abaixo e descubra através da leitura do artigo de hoje.

Você sabia que a função do backup é garantir a segurança de continuar trabalhando tranquilamente, porque caso aconteça alguma coisa, os arquivos e dados podem ser recuperados rapidamente e facilmente? 

Porém, na MicroWork, você não tem um simples backup. A solução vai muito além da definição do termo. 

Neste artigo, relataremos de forma simplificada como funciona o backup do MicroWork Cloud.

Como funciona o backup na MicroWork

Na MicroWork Softwares, backup (cópia de segurança) é assunto crítico, por isso nós não fazemos apenas backup! 

Nós replicamos os dados usando a infraestrutura da nuvem do Google Cloud(GCP). 

Para seu conhecimento, o Google Cloud do Brasil possui três data centers, conhecidos por zonas A, B e C, que são separadas por quilômetros de distância e interligadas por redes de dados de alta velocidade. 

Embora o sistema MicroWork Cloud seja único, internamente a MicroWork divide/distribui as organizações em vários servidores de banco de dados, e cada organização em um banco de dados dedicados. 

Essa é a nossa primeira camada de segurança e disponibilidade dos dados.

Não fazemos apenas backup

1. REPLICAÇÃO DE DISCO (STORAGE) 

Cada servidor de banco de dados principal tem os discos do banco de dados replicados em tempo real (síncrono) em outra zona do Google Cloud (Ex: da zona A para a zona B). 

Essa replicação garante uma cópia do banco de dados (em tempo real) em outro data center do Google Cloud.

2. REPLICAÇÃO DE BANCO DE DADOS 

Cada servidor de banco de dados principal possui replicação assíncrona em outra zona do Google Cloud (Ex: da zona A para a zona C). 

Essa replicação garante uma cópia do banco de dados (em tempo quase real) em outro data center do Google Cloud.

3. BACKUP INCREMENTAL-PITR (permite restaurar uma posição no tempo)

A cada 5 minutos (no máximo), tudo que foi alterado no banco de dados principal é enviado para um storage do Google Cloud com 99.999% de disponibilidade. Esse backup é retido por 15 dias. 

Esse backup nos permite restaurar todo o banco de dados em qualquer posição do tempo para obter os dados em caso de manipulação indevida. Geralmente, erro humano.

4. DUMP-backup simples

Todos os dias na madrugada, fazemos um DUMP de todos os dados de cada organização e enviamos para um storage do Google Cloud com 99.999% de disponibilidade. Esse DUMP é retido por 60 dias.

O último DUMP de cada mês é salvo em duplicidade e retido por 6 meses. 

Esse "backup" nos permite restaurar todos os dados do dia anterior de qualquer organização. Devido ao seu tempo maior de retenção e periodicidade, ele valida diariamente a integridade dos dados e ainda nos permite consultar (se necessário) os dados do banco de dados em posições retroativas de até 60 dias.

Backup é coisa séria!

Não adianta fazer backups, se quando precisar, eles não estão disponíveis ou inválidos! Por isso, implementamos duas políticas de segurança da informação sobre os vários "backups" que fazemos. 

1. Para garantir a disponibilidade e integridade dos backups, foi implementada no Google Cloud uma política que impede que qualquer pessoa/software (mesmo o administrador) consiga remover/alterar os arquivos do backup dentro do período de retenção. 

2. A cada 15 dias, uma rotina automática restaura cada backup, validando sua integridade e notificando a MicroWork sobre a saúde dos backups. 

Ou seja, tudo feito para que o cliente tenha segurança e confiança de que todos os seus dados e informações estejam seguros. 

Esperamos que este artigo tenha clarificado um pouco sobre como a MicroWork Softwares cuida com carinho dos dados da sua organização. Porque aqui, não fazemos apenas backup.