Publicada em: 02/05/2022
Entender como funciona e desenvolver os processos internos da concessionária é imprescindível para o sucesso desta no mercado. E esse processo fica ainda mais fácil com o auxílio de ferramentas de qualidade, como os softwares da MicroWork.
Fazer a gestão de uma concessionária é um desafio para grande parte dos gestores, que, na maioria das vezes, ocorre apenas pela desorganização na empresa.
Quando há algum erro na compra do cliente, ou o vendedor passa informações equivocadas a ele, o gestor logo pensa que o foco do problema é o processo de venda ou a capacitação desse colaborador.
Porém, por muitas vezes, o erro acontece muito antes, no processo interno da concessionária.
No artigo de hoje, você vai descobrir como qualificar os processos internos e gerar um impacto positivo nas vendas e pós-vendas.
Por onde começar
O processo de qualificação dos processos internos da concessionária deve começar pela organização e mapeamento.
Não há como direcionar uma situação para a melhoria, se esta nem mesmo está no radar, não é mesmo?!
Portanto, o primeiro passo é mapear e padronizar todos os processos internos. Desde a parte comercial, até a administrativa, porque assim a comunicação entre os colaboradores será clara, objetiva e todos saberão o que fazer quando o responsável não estiver ali.
Fazendo isso, você constrói uma comunicação sem ruídos e uma relação profissional e de responsabilidade totalmente alinhada entre todos.
Agora que você já mapeou os processos internos, organizou toda a documentação e alinhou a comunicação entre as equipes, está na hora de entender onde está o gargalo para que a organização realmente funcione.
Nesse momento, você precisa desenhar o funil de vendas da concessionária para otimizar o processo de gerenciamento.
Funil de vendas
O funil de vendas da concessionária é um conjunto de processos e etapas que você deve desenvolver para que todos os colaboradores o utilizem desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.
Geralmente, é nessa etapa que a maioria dos processos internos acabam não engrenando, e em breve você entenderá o motivo.
Primeiro, vamos entender o que você, como gestor, deve analisar através do funil de vendas.
Através da análise das métricas de negócio, você consegue mensurar e enxergar onde está acontecendo o erro e qualificar os processos internos e os colaboradores.
O pontos a serem analisados são:
Você deve estar pensando agora, “Como vou analisar tudo isso ou fazer com que meus colaboradores analisem?”
A resposta é simples e resolve todos os desafios já mencionados: utilizando uma ferramenta adequada, ou melhor, um software de gestão de concessionárias.
Software de gestão de concessionárias
Como você pôde perceber até aqui, para qualificar os processos internos da empresa, é necessário organizar e guardar muitas informações, além de analisar as métricas da função mais importante do negócio: as vendas.
Por isso, torna-se praticamente impossível fazer tudo isso sem o auxílio de uma ferramenta realmente eficiente, que guarde todas essas informações e integre todos os setores da concessionária, para que todos fiquem alinhados com a mesma comunicação.
O software ideal para esse segmento é o DMS (Dealership Management System), ou em português, Sistema de Gerenciamento para Concessionárias.
Através dele, tudo sobre a empresa fica armazenado e concentrado em um só lugar.
O Cloud DMS da MicroWork Softwares, por exemplo, realiza cadastros inteligentes e movimentações automatizadas que garantem informações exatas e evitam erros humanos.
Ou seja, além desses benefícios, você como gestor qualifica os processos internos e ainda desenvolve um funil de vendas mais eficiente, gerando resultados mais assertivos e colaboradores mais produtivos.
Agora que você já sabe como funciona e como elaborar esses processos internos, chegou a hora de conhecer com mais detalhes a MicroWork Softwares, que está há mais de 27 anos levando soluções completas em tecnologia para concessionárias de todo Brasil. Venha com a gente, afinal, estamos sempre on!