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Gestão de concessionárias: como qualificar os processos internos?

Publicada em: 02/05/2022

Entender como funciona e desenvolver os processos internos da concessionária é imprescindível para o sucesso desta no mercado. E esse processo fica ainda mais fácil com o auxílio de ferramentas de qualidade, como os softwares da MicroWork.

Fazer a gestão de uma concessionária é um desafio para grande parte dos gestores, que, na maioria das vezes, ocorre apenas pela desorganização na empresa. 

Quando há algum erro na compra do cliente, ou o vendedor passa informações equivocadas a ele, o gestor logo pensa que o foco do problema é o processo de venda ou a capacitação desse colaborador. 

Porém, por muitas vezes, o erro acontece muito antes, no processo interno da concessionária. 

No artigo de hoje, você vai descobrir como qualificar os processos internos e gerar um impacto positivo nas vendas e pós-vendas.

Por onde começar
O processo de qualificação dos processos internos da concessionária deve começar pela organização e mapeamento. 

Não há como direcionar uma situação para a melhoria, se esta nem mesmo está no radar, não é mesmo?! 

Portanto, o primeiro passo é mapear e padronizar todos os processos internos. Desde a parte comercial, até a administrativa, porque assim a comunicação entre os colaboradores será clara, objetiva e todos saberão o que fazer quando o responsável não estiver ali. 

Fazendo isso, você constrói uma comunicação sem ruídos e uma relação profissional e de responsabilidade totalmente alinhada entre todos. 

Agora que você já mapeou os processos internos, organizou toda a documentação e alinhou a comunicação entre as equipes, está na hora de entender onde está o gargalo para que a organização realmente funcione. 

Nesse momento, você precisa desenhar o funil de vendas da concessionária para otimizar o processo de gerenciamento.

Funil de vendas
O funil de vendas da concessionária é um conjunto de processos e etapas que você deve desenvolver para que todos os colaboradores o utilizem desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. 

Geralmente, é nessa etapa que a maioria dos processos internos acabam não engrenando, e em breve você entenderá o motivo. 

Primeiro, vamos entender o que você, como gestor, deve analisar através do funil de vendas. 

Através da análise das métricas de negócio, você consegue mensurar e enxergar onde está acontecendo o erro e qualificar os processos internos e os colaboradores. 

O pontos a serem analisados são: 

  • Leads gerados 
  • Agendamentos marcados 
  • Visitas ao Showroom 
  • Clientes fechados 
  • Taxa de conversão final 
  • Ticket médio 
  • Ciclo de vendas 
  • ROI

Você deve estar pensando agora, “Como vou analisar tudo isso ou fazer com que meus colaboradores analisem?” 

A resposta é simples e resolve todos os desafios já mencionados: utilizando uma ferramenta adequada, ou melhor, um software de gestão de concessionárias.

Software de gestão de concessionárias
Como você pôde perceber até aqui, para qualificar os processos internos da empresa, é necessário organizar e guardar muitas informações, além de analisar as métricas da função mais importante do negócio: as vendas. 

Por isso, torna-se praticamente impossível fazer tudo isso sem o auxílio de uma ferramenta realmente eficiente, que guarde todas essas informações e integre todos os setores da concessionária, para que todos fiquem alinhados com a mesma comunicação. 

O software ideal para esse segmento é o DMS (Dealership Management System), ou em português, Sistema de Gerenciamento para Concessionárias. 

Através dele, tudo sobre a empresa fica armazenado e concentrado em um só lugar. 

O Cloud DMS da MicroWork Softwares, por exemplo, realiza cadastros inteligentes e movimentações automatizadas que garantem informações exatas e evitam erros humanos. 

Ou seja, além desses benefícios, você como gestor qualifica os processos internos e ainda desenvolve um funil de vendas mais eficiente, gerando resultados mais assertivos e colaboradores mais produtivos. 

Agora que você já sabe como funciona e como elaborar esses processos internos, chegou a hora de conhecer com mais detalhes a MicroWork Softwares, que está há mais de 27 anos levando soluções completas em tecnologia para concessionárias de todo Brasil. Venha com a gente, afinal, estamos sempre on!