Publicada em: 03/03/2021
Quer aprender com especialistas a como realizar a gestão de concessionárias com excelência? Confira o artigo.
Gerenciar uma concessionária é uma missão nada fácil. Com tantas demandas batendo na porta, informações espalhadas e metas precisando ser batidas, todo gestor sonha com o sistema de gestão de concessionárias ideal para o seu negócio.
A notícia boa é que, com o avanço da tecnologia, esse sonho pode ganhar vida — e vamos contar para você como e qual sistema de gestão adotar neste artigo.
Mas afinal, para que serve um sistema de gestão para concessionárias?
Sua concessionária, independente do tamanho e assim como qualquer empresa do mercado, precisa integrar muitos esforços, não é mesmo?
Entre as contratações que o RH faz e as operações de logística, os esforços do marketing e do comercial, muita informação é perdida se você não tiver um espaço, um sistema para centralizar dados estratégicos de maneira eficaz.
É aí que entra o sistema de gestão: você conta com um software responsável por lhe dar toda a inteligência da concessionária numa tela dinâmica, repleta de funcionalidades, e que por meio das informações de cada departamento, ajudará você a tomar as melhores decisões.
Logo de início, você dirá adeus a “enxurrada” de planilhas que ocupam demais o seu tempo e atenção (e até confunde você e a equipe), pois o sistema de gestão faz todo o papel de um Excel em segundos, além de otimizar todos os processos diários da sua concessionária.
Como escolher e adotar o sistema de gestão ideal?
As opções disponíveis no mercado são muitas, mas apenas alguns sistemas realmente entregam dados relevantes e estratégicos ao mesmo tempo que agilizam a tomada de decisão em todas as áreas da sua concessionária.
Traremos aqui dois exemplos para você: o MicroWork Cloud CRM e o MicroWork Cloud DMS.
O sistema CRM e a tecnologia em nuvem
A sigla CRM — Customer Relationship Management, termo inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente — é muito difundida entre a gestão de milhares de empresas do mercado.
De fato, esse sistema mudou e facilitou a vida de gestores e diretores ao longo dos anos. Por que isso seria diferente com a sua concessionária?
No caso do MicroWork Cloud CRM, a vantagem é ainda maior: a tecnologia em nuvem (Cloud) permite que todas as informações da sua concessionária:
- sejam atualizadas em tempo real, com backup dos dados;
- tenham um alto nível de segurança, evitando custos enormes com instalações de servidores;
- sejam acessíveis de qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo: celulares, notebooks e tablets;
- estejam 24h disponíveis, todos os dias da semana.
Sendo ainda mais específico no mundo de benefícios que o CRM Cloud oferece, sua concessionária terá 100%:
- Controle de lead de clientes;
- Integração de lead via website;
- Geração de campanhas automatizadas;
- Contato com cliente via Whatsapp;
- Fluxo completo de venda de veículos (do lead até a entrega do veículo);
- Fluxo de venda de agregados;
- Fluxo de venda de despachante;
- Prospecção de clientes para venda de veículos;
- Prospecção de clientes para venda de serviços;
- Regras de negócios automatizadas;
- Envio de e-mail marketing automatizados;
- Envio de SMS automatizados;
- Fluxo de revisões de oficina.
Viu quantas operações e processos são automatizados com o CRM Cloud? E sem distanciar as áreas da sua concessionária, já que cada equipe terá um acesso dedicado às mesmas informações que você, gestor, irá visualizar na tela do sistema.
O sistema DMS e a tecnologia em nuvem
Já o DMS (do inglês Dealer Management System) é um sistema de gestão criado exatamente para atender a demanda do mercado automotivo.
O diferencial da MicroWork, nesse caso, é a adoção da tecnologia em nuvem e a integração com o próprio CRM, caso sua concessionária já tenha um, por exemplo.
O sistema DMS da MicroWork, além de contar com cadastros inteligentes, que diminuem o percentual de erros humanos, oferece ao usuário:
- Novo layout, 100% web, possibilitando uma nova experiência na utilização e centralização de processos;
- Possibilidade de alteração do grid de tela, mudando formato de apresentação, adicionando ou retirando coluna, filtro etc.;
- Relatórios e visões gerenciais (dashboards, BI, construção de relatórios dinâmicos e visões rápidas resumida nos departamentos);
- Gestão de comissão de todos os departamentos, com diversas formas de configurações e hierarquia;
- Gerenciamento de tabelas fixas (ex: modelo de veículos, Natureza de operação etc.);
- Central de liberação centralizada (limite de crédito, descontos máximo e margem mínima);
- Gestão de avaliação de veículo seminovo com check-list;
- Gestão de perfil de acesso ao sistema e restrições avançadas;
- Gestão contínua de estoque de peças centralizada ?nativa? com sugestões de compras centralizadas e equalizações de estoque entre lojas do grupo;
- Catálogo eletrônico Honda integrado para venda e orçamento;
- Abertura de um pré-checklist do veículo com passagem na oficina através de tablet/smartphones, com detalhes do veículos e fotos dos acessórios e avarias;
- Gestão cupom de revisões gratuita. Pronto para emissão NF na fábrica;
- Apontamento produtivo;
- Agenda de serviços dinâmica;
- Controle de brinde (cupom promocional).
Dentre tantas outras funcionalidades, criadas especificamente para aumentar a produtividade e eficácia na hora de gerir sua concessionária.
Dicas finais para adotar seu sistema de gestão para concessionárias
Como você viu, adotar um sistema de gestão diferenciado na sua concessionária é o melhor caminho para otimizar suas operações e elevar o desempenho das equipes.
Além de todas as funcionalidades e da agilidade que a tecnologia em nuvem da MicroWork permite, deixamos aqui também duas dicas cruciais para alavancar a sua concessionária:
1. Busque opiniões de sua equipe sobre o sistema de gestão
É de suma importância que todos os funcionários da sua concessionária tenham uma primeira impressão do seu sistema de gestão (e não só os gestores).
Afinal, são dados e processos que todo mundo se envolve, uma hora ou outra. A visão de como um sistema de gestão irá ajudá-los é o ponto chave para alavancar suas estratégias e transformar agilidade em resultados positivos.
2. Dê atenção à proteção de dados da sua concessionária
Outra dica fundamental é atentar aos dados da sua concessionária, que em geral são sensíveis e sigilosos. Tanto colaboradores quanto clientes precisam estar cientes da segurança que seu programa de gestão irá oferecer.
Afinal, recentemente tivemos o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Busque as orientações dessa legislação e garanta uma rotina tranquila dentro da sua loja de veículos.
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