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Gestão de concessionárias: escolha o sistema ideal para o seu negócio

Publicada em: 03/03/2021

Quer aprender com especialistas a como realizar a gestão de concessionárias com excelência? Confira o artigo.

Gerenciar uma concessionária é uma missão nada fácil. Com tantas demandas batendo na porta, informações espalhadas e metas precisando ser batidas, todo gestor sonha com o sistema de gestão de concessionárias ideal para o seu negócio.


A notícia boa é que, com o avanço da tecnologia, esse sonho pode ganhar vida — e vamos contar para você como e qual sistema de gestão adotar neste artigo.



Mas afinal, para que serve um sistema de gestão para concessionárias?

Sua concessionária, independente do tamanho e assim como qualquer empresa do mercado, precisa integrar muitos esforços, não é mesmo?

Entre as contratações que o RH faz e as operações de logística, os esforços do marketing e do comercial, muita informação é perdida se você não tiver um espaço, um sistema para centralizar dados estratégicos de maneira eficaz.

É aí que entra o sistema de gestão: você conta com um software responsável por lhe dar toda a inteligência da concessionária numa tela dinâmica, repleta de funcionalidades, e que por meio das informações de cada departamento, ajudará você a tomar as melhores decisões.

Logo de início, você dirá adeus a “enxurrada” de planilhas que ocupam demais o seu tempo e atenção (e até confunde você e a equipe), pois o sistema de gestão faz todo o papel de um Excel em segundos, além de otimizar todos os processos diários da sua concessionária.


Como escolher e adotar o sistema de gestão ideal?

As opções disponíveis no mercado são muitas, mas apenas alguns sistemas realmente entregam dados relevantes e estratégicos ao mesmo tempo que agilizam a tomada de decisão em todas as áreas da sua concessionária.

Traremos aqui dois exemplos para você: o MicroWork Cloud CRM e o MicroWork Cloud DMS.


O sistema CRM e a tecnologia em nuvem

A sigla CRM — Customer Relationship Management, termo inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente — é muito difundida entre a gestão de milhares de empresas do mercado.

De fato, esse sistema mudou e facilitou a vida de gestores e diretores ao longo dos anos. Por que isso seria diferente com a sua concessionária?

No caso do MicroWork Cloud CRM, a vantagem é ainda maior: a tecnologia em nuvem (Cloud) permite que todas as informações da sua concessionária:


- sejam atualizadas em tempo real, com backup dos dados;

- tenham um alto nível de segurança, evitando custos enormes com instalações de servidores;

- sejam acessíveis de qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo: celulares, notebooks e tablets;

- estejam 24h disponíveis, todos os dias da semana.


Sendo ainda mais específico no mundo de benefícios que o CRM Cloud oferece, sua concessionária terá 100%:

- Controle de lead de clientes;

- Integração de lead via website;

- Geração de campanhas automatizadas;

- Contato com cliente via Whatsapp;

- Fluxo completo de venda de veículos (do lead até a entrega do veículo);

- Fluxo de venda de agregados;

- Fluxo de venda de despachante;

- Prospecção de clientes para venda de veículos;

- Prospecção de clientes para venda de serviços;

- Regras de negócios automatizadas;

- Envio de e-mail marketing automatizados;

- Envio de SMS automatizados;

- Fluxo de revisões de oficina.

Viu quantas operações e processos são automatizados com o CRM Cloud? E sem distanciar as áreas da sua concessionária, já que cada equipe terá um acesso dedicado às mesmas informações que você, gestor, irá visualizar na tela do sistema.


O sistema DMS e a tecnologia em nuvem

Já o DMS (do inglês Dealer Management System) é um sistema de gestão criado exatamente para atender a demanda do mercado automotivo.

O diferencial da MicroWork, nesse caso, é a adoção da tecnologia em nuvem e a integração com o próprio CRM, caso sua concessionária já tenha um, por exemplo.

O sistema DMS da MicroWork, além de contar com cadastros inteligentes, que diminuem o percentual de erros humanos, oferece ao usuário:


- Novo layout, 100% web, possibilitando uma nova experiência na utilização e centralização de processos;

- Possibilidade de alteração do grid de tela, mudando formato de apresentação, adicionando ou retirando coluna, filtro etc.;

- Relatórios e visões gerenciais (dashboards, BI, construção de relatórios dinâmicos e visões rápidas resumida nos departamentos);

- Gestão de comissão de todos os departamentos, com diversas formas de configurações e hierarquia;

- Gerenciamento de tabelas fixas (ex: modelo de veículos, Natureza de operação etc.);

- Central de liberação centralizada (limite de crédito, descontos máximo e margem mínima);

- Gestão de avaliação de veículo seminovo com check-list;

- Gestão de perfil de acesso ao sistema e restrições avançadas;

- Gestão contínua de estoque de peças centralizada ?nativa? com sugestões de compras centralizadas e equalizações de estoque entre lojas do grupo;

- Catálogo eletrônico Honda integrado para venda e orçamento;

- Abertura de um pré-checklist do veículo com passagem na oficina através de tablet/smartphones, com detalhes do veículos e fotos dos acessórios e avarias;

- Gestão cupom de revisões gratuita. Pronto para emissão NF na fábrica;

- Apontamento produtivo;

- Agenda de serviços dinâmica;

- Controle de brinde (cupom promocional).

Dentre tantas outras funcionalidades, criadas especificamente para aumentar a produtividade e eficácia na hora de gerir sua concessionária.


Dicas finais para adotar seu sistema de gestão para concessionárias

Como você viu, adotar um sistema de gestão diferenciado na sua concessionária é o melhor caminho para otimizar suas operações e elevar o desempenho das equipes.

Além de todas as funcionalidades e da agilidade que a tecnologia em nuvem da MicroWork permite, deixamos aqui também duas dicas cruciais para alavancar a sua concessionária:


1. Busque opiniões de sua equipe sobre o sistema de gestão

É de suma importância que todos os funcionários da sua concessionária tenham uma primeira impressão do seu sistema de gestão (e não só os gestores).

Afinal, são dados e processos que todo mundo se envolve, uma hora ou outra. A visão de como um sistema de gestão irá ajudá-los é o ponto chave para alavancar suas estratégias e transformar agilidade em resultados positivos.


2. Dê atenção à proteção de dados da sua concessionária

Outra dica fundamental é atentar aos dados da sua concessionária, que em geral são sensíveis e sigilosos. Tanto colaboradores quanto clientes precisam estar cientes da segurança que seu programa de gestão irá oferecer.

Afinal, recentemente tivemos o advento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Busque as orientações dessa legislação e garanta uma rotina tranquila dentro da sua loja de veículos.


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