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Por que contratar um Sistema para Gestão de Concessionárias?

Publicada em: 13/01/2022

Você poderá organizar dados e informações referentes a todos os departamentos da sua concessionária e administrar as lojas em um único software.

Lojas de veículos lidam com processos consideravelmente complexos e, por esse e outros motivos, é interessante adotar soluções que facilitem a gestão de concessionárias. 

A contratação de um software gerencial está em linha com a transformação digital e pode ajudar empresas do ramo a inovarem, melhorarem a gestão e a aumentarem o seu potencial competitivo. 

Afinal, além de organizar dados, o sistema gerencial pode automatizar atividades, otimizar processos gerenciais e, assim, favorecer a produtividade e a eficiência da empresa.

Você quer saber mais sobre esses sistemas específicos para a gestão de concessionárias? Então leia este artigo até o fim. Entenda em que consiste o software, os benefícios da sua contratação e como optar pelo sistema ideal para a sua empresa.

O que é um Sistema para Gestão de Concessionárias?

A utilização de um software para gerenciar empresas não é uma novidade ou uma exclusividade para a gestão de concessionárias.

Geralmente, esse tipo de solução é conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. 

Um ERP substitui planilhas gerenciais ao integrar e organizar todos os dados e as informações geradas pela empresa com maior agilidade e praticidade, além de monitorar resultados por meio da criação de relatórios. 

O sistema possui recursos que podem variar de acordo com a solução, mas, em geral, coletam e organizam dados e automatizam processos de todos os departamentos de uma empresa. Assim, facilitam, por exemplo, o envio de notas fiscais eletrônicas e o envio das obrigações acessórias ao Fisco. 

Um Sistema de Gestão de Concessionárias, ou Dealership Management System (DMS), apresenta esse mesmo conceito, mas seus recursos estão mais preparados para melhor atender às demandas do mercado automotivo, sobretudo, de concessionárias. 

O software responsável, portanto, garante uma gestão integrada de toda a empresa, centraliza dados e documentos, facilita a análise gerencial com relatórios e telas dinâmicas e possui muitas funcionalidades que favorecem procedimentos e o processo de tomada de melhores decisões gerenciais. 

Em um DMS, você deve, por exemplo, encontrar módulos relacionados à gestão de veículos, de contratos de consórcio e das finanças, com recursos importantes. 

O DMS da MicroWork permite controlar a entrada de veículos por meio de uma nota fiscal, fazer conciliação bancária via arquivos dos bancos e efetuar integração com plataformas de e-commerce

Uma funcionalidade comum a sistemas de gestão para concessionárias são recursos fiscais, que permitem atividades essenciais, como a emissão de notas fiscais eletrônicas. 

Um sistema para gestão de concessionárias, portanto, coleta e organiza dados e informações e centraliza a administração das lojas em uma só interface, que pode ser acessada em dispositivos eletrônicos, como laptops, ou mesmo em um navegador web.

Benefícios de ter um Sistema para Gestão de Concessionárias

Um dos benefícios mais evidentes ao adotar um DMS é a maior organização de dados. Se você utiliza planilhas ou diferentes sistemas nos departamentos da empresa, a diferença é notável. Informações sobre vendas, marketing, finanças, etc, são reunidos em um software. 

A tecnologia também permite automatizar diversos processos gerenciais da empresa, evita erros humanos no registro de dados e favorece atividades mais sustentáveis porque evita a utilização de papel.

Os ganhos em organização, produtividade, eficiência e sustentabilidade, portanto, são alguns dos principais benefícios da adoção de um sistema gerencial. 

Você pode usufruir de outros benefícios de acordo com os recursos e o software que utilizar. O MicroWork, por exemplo, favorece também a gestão de leads porque permite integrar o sistema ao site da empresa e segmentar os cadastros por perfil de compra. 

Assim, quando o vendedor fizer o primeiro contato, poderá ter informações importantes sobre os interesses e o perfil do lead, o que ajuda a aumentar as chances de sucesso e, consequentemente, a rentabilidade da concessionária. 

Esse recurso favorece o follow-up com os leads e ajuda a integrar os times de venda e de pós-venda porque o perfil dos contatos é atualizado no sistema com dados, informações e o histórico de contatos, o que permite um atendimento mais personalizado. 

Os recursos de pós-venda do MicroWork, aliás, favorecem a fidelização de clientes porque a concessionária pode, por exemplo, enviar lembretes importantes, apresentar propostas interessantes e manter o cliente por perto. 

A redução dos custos operacionais também pode ser um grande resultado da adoção de um sistema de gestão porque a solução ajuda a aumentar a produtividade e eficiência da empresa e pode indicar oportunidades de melhorias e redução de gastos. 

Nesse sentido, o MicroWork Cloud tem uma funcionalidade que ajuda a padronizar e a melhorar, continuamente, os processos gerenciais de concessionárias. Você pode ler mais sobre esse recurso no artigo sobre Business Process Management

É importante mencionar também que a centralização de dados em um único software favorece o compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Como escolher o melhor sistema para a necessidade da sua Concessionária

Você quer escolher o software ideal para a sua concessionária? É importante considerar se a empresa oferece treinamento, a qualidade do suporte, o investimento necessário e se os recursos do sistema atendem aos objetivos e às demandas da empresa. 

Suponhamos que você e a sua equipe estejam definindo as metas comerciais e que aumentar a receita da concessionária seja um dos principais objetivos. 

A adoção de um DMS com um Sistema de Relacionamento com o Cliente integrado, como é o caso do MicroWork, pode ser um grande adendo devido a recursos que ajudam a organizar os processos relacionados à gestão de leads, vendas e pós-venda. 

Digitalizar processos e adotar o trabalho remoto é um objetivo prioritário? Então, o sistema deve permitir que você e a sua equipe acessem os dados e realizem suas atividades em home office ou em outro lugar de sua preferência. 

Nesse caso, vocês precisam de um sistema de gestão em Nuvem. Se desejar, leia nosso artigo sobre DMS Cloud e saiba mais sobre a solução. 

É importante considerar também os dados e os relatórios gerados pelo sistema e como estes podem ser personalizados com o objetivo de facilitar o entendimento dos gestores e orientar decisões gerenciais estratégicas. 

A contratação de um bom sistema para gestão de concessionárias é, como comentamos neste artigo, muito importante porque a solução organiza os dados, centraliza a administração da empresa e proporciona benefícios incríveis, como a redução de erros e de gastos e favorece as vendas, a fidelização de clientes, o aumento da produtividade e eficiência da empresa. 

Acesse a página do MicroWork Cloud, solicite um orçamento do sistema de gestão e entenda melhor como o software pode ajudar a sua empresa.